Merkel visita Trump para tentar evitar ‘guerra comercial’

 

Encontro acontece dias depois de Macron visitar os Estados Unidos

presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe, nesta sexta-feira (27), na Casa Branca, a chanceler alemã, Angela Merkel, que tentará mudar a posição do republicano em relação ao comércio internacional e o acordo nuclear com o Irã.

Trump receberá Merkel para uma reunião de trabalho, seguida de almoço. Ambos darão uma entrevista coletiva à imprensa antes da partida da chanceler para a Alemanha, prevista para as 14h20 (horário local).

A missão dela parece ser uma tentativa desesperada para mudar a decisão do magnata, algo que o presidente francês, Emmanuel Macron tentou durante sua visita de três dias ao território norte-americano nesta semana, mas não teve sucesso.

O encontro ocorre poucos dias antes do fim do período de isenção das tarifas da administração Trump sobre a importação de aço e alumínio, válido para países europeus até 1º de maio. A ideia de Merkel é pelo menos adiar o fim deste prazo. Além disso, Trump deve decidir até 12 de maio se vai ou não abandonar o pacto nuclear de 2015 com o Irã, que a Alemanha – junto com os EUA, França, Reino Unido, China e Rússia – ajudou a selar. Esta é a segunda visita de Estado da alemã a Washington desde que o norte-americano assumiu o cargo, em janeiro de 2017.

 

Fonte: Notícias Ao Minuto

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

 

Deixe seu comentário