Metrópoles ganha 5 prêmios no Oscar do design digital internacional
Site está entre os melhores veículos do mundo na avaliação da Society for News Design. Reportagens foram publicadas em 2017
Pelo segundo ano consecutivo, o Metrópoles está entre os melhores veículos do mundo na avaliação da Society for News Design (Sociedade do Design de Notícias, em tradução livre), organização internacional que apoia profissionais da imprensa.
O site teve cinco trabalhos vencedores do Melhor Design Digital de 2017, considerado o Oscar do jornalismo gráfico, ao lado de publicações internacionais de peso, como The New York Times, The Washington Post, Wall Street Journal, Financial Times e The Guardian.
Apenas outros dois veículos nacionais além do Metrópoles foram premiados: O Globo e o Zero Hora. “Os prêmios reforçam o nosso compromisso com a qualidade da informação, no conteúdo e na forma. O mercado da comunicação exige cada vez mais tendências inovadoras para conquistar consumidores de notícias e essa é a nossa aposta”, destaca a diretora de Redação do portal, Lilian Tahan.
ARTE/METRÓPOLES
Na categoria Single-subject project, que avalia reportagens especiais, o portal recebeu quatro prêmios de excelência: Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos; Transbrasil – Um embarque para o crime nas rodovias brasileiras; Chegamos à quarta idade. E agora, estamos preparados? e As faces das chacinas no cárcere. Já na categoria Experimental Design, a Raptrospectiva 2017 faturou a honraria.
Trabalhamos para fugir do textão e deixar as histórias mais ricas visualmente. O prêmio é um sinal que estamos no caminho certo “
Além do editor Gui Prímola, a equipe de arte e design do portal é composta pelos profissionais Guilherme Sadeck, Cícero Lopes, Stela Woo, Pedro Valente, Kácio Pacheco, Gabriel Foster e Moisés Dias.
No Melhor Design Digital de 2016, o Metrópoles foi vencedor na categoria Notícias Diárias: Cobertura Programada, com “Um Impeachment em Quadrinhos“, sobre a derrocada da então presidente Dilma Rousseff (PT), e no quesito Projeto, com o especial “Avisa quando chegar: O assédio que paralisa as mulheres”.
Atualmente, o Metrópoles tem média de 3,3 milhões de acessos diários – resultando em mais de 100 milhões de pageviews por mês. O crescimento colocou a página entre os cinco maiores sites noticiosos do país, segundo o levantamento de novembro da comScore. O site também está entre os 20 mais populares do Brasil, de acordo com a Amazon.
As publicações premiadas
O Metrópoles ainda venceu a 14ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação, na categoria Melhor Cobertura de Brasília. A reportagem “Avisa quando chegar – O assédio que paralisa as mulheres” também ficou em segundo lugar no prêmio ANPTrilhos de Jornalismo, na categoria Mídia Digital.
Levou também o Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros, na categoria Mídia Digital, com a reportagem “Chegamos à quarta idade. E agora, estamos preparados?”.
Em agosto, o especial “Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos” foi vencedor do prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo 2017, nas categorias Webjornalismo Nacional e Regional Centro-Oeste. Em 2016, o portal faturou o Prêmio Abracopel de Jornalismo com a reportagem “Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016”.
Sagrou-se ainda vencedor no concurso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de Jornalismo 2016, na categoria Destaque Regional Centro-Oeste. A reportagem selecionada pelos jurados foi “O despertar do Centro-Oeste para a revolução industrial”, que debate o desenvolvimento econômico da região. A matéria “Feira dos Importados – A Máfia do Comércio de Rua” foi finalista na mesma categoria.
O Metrópoles foi também finalista no Prêmio Abear de Jornalismo. A reportagem selecionada, “O céu é para todos”, faz um diagnóstico dos avanços da aviação civil nos últimos anos e lista os principais desafios do momento atual do setor.
Em dezembro de 2015, a reportagem especial “Um deserto chamado Distrito Federal” foi escolhida como a melhor cobertura na categoria Utilidade Pública para Internet do 2º Prêmio Corpo de Bombeiros de Comunicação. Foram avaliadas 867 matérias de veículos impressos, internet, rádio e tevê.
Nas ondas do rádio
As conquistas ultrapassaram as páginas da web e as redes sociais. Em janeiro deste ano, a Rádio OK FM (104,1 FM) se transformou em Metrópoles FM. A nova programação manteve a qualidade da “rádio do jeito que você gosta”, incluindo a informação produzida pelo portal de notícias, que se consolidou entre os maiores do país em apenas pouco mais de dois anos de existência.
A união entre as duas equipes reforçou o comprometimento do grupo com o jornalismo multimídia. Ao todo, são mais de 100 profissionais, entre jornalistas, colunistas, programadores, locutores, produtores e sonoplastas, com uma programação 24 horas por dia.
Fonte: Metrópoles
Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES