MTur oferta curso sobre “Saberes e Sabores da Rota Pantanal Sul”
Aulas têm início nesta sexta-feira e serão ministradas por meio de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
O Ministério do Turismo lança, nesta sexta-feira (23.04), o curso online e gratuito “Saberes e Sabores da Rota Pantanal Sul”. A capacitação é voltada a profissionais de turismo que atuam em um dos sete municípios sul-mato-grossenses que integram a rota turística “Pantanal Sul e Bonito”: Campo Grande, Bonito, Bodoquena, Jardim, Aquidauana, Corumbá e Miranda. A aula inaugural acontece hoje às 19h e, na próxima segunda-feira (26.04), o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, dará as boas-vindas aos alunos.
“A qualificação é essencial para possibilitar a retomada das atividades turísticas no país. Quem está na ponta e faz o turismo acontecer precisa estar preparado e bem qualificado para receber os nossos turistas de forma segura e proporcionar experiências incríveis aos visitantes”, destaca o secretário.
O curso, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem carga horária de 30 horas e contará com certificação para os alunos que o concluírem. Ao todo, estão inscritos 35 profissionais, que foram selecionados pela universidade a partir de requisitos predefinidos. Participam da qualificação estudantes, gestores públicos, representantes de sindicatos, professores e empresários da região.
Dentre os temas a serem abordados no curso estão o turismo de observação da vida silvestre, roteiros de cicloturismo e birdwatching, oportunidade de negócios sustentáveis para a região do Pantanal e outros.
QUALIFICA + TURISMO – A qualificação integra o programa Qualifica + Turismo, que busca identificar as reais demandas e necessidades de capacitação nas 30 rotas turísticas estratégicas do país indicadas no programa Investe Turismo, a partir de um mapeamento produzido pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Excelência em Turismo da universidade. Desta forma, é possível oferecer o curso mais indicado a cada uma das localidades, buscando maior eficiência e engajamento dos profissionais e gestores que atuam no setor.
Por Amanda Costa
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Foto: Flávio André/MTUR