Músicos de Brasília se apresentam no Bimhuis, em Amsterdã
Capital holandesa é reconhecida por grandes atrações no espaço, que é considerada a maior Casa de Jazz do cenário internacional. Roda de Samba dará o tom do espetáculo
Neste sábado (13) acontece em Amsterdã, capital da Holanda, a 11 ª edição line-UP do Roda de Samba, no Bimhuis – tradicional Casa de Jazz, com participação de diversos músicos brasileiros, entre sambistas, forrozeiros, jazzistas e outros que, desde 2008, se apresentam no espaço.
Segundo organizadores, o evento será uma grande festa brasileira no contexto da série de concertos da Brazilian Music Series, com muitos músicos e bandas, instrumentos tradicionais e lanches e bebidas típicos.
O Trio Nelson Latif, Elizabeth Fadel e Sandro Alves abrirão a noite na sala principal do Bimhuis. O espetáculo continua com Viviani Godoy, Paulinho Paes (guitarra) e Murilo Damasceno (guitarra).
O ato principal será a interpretação de Teresa Lopes, seguida da banda: Rafael Pereira Lima (Alto Sax / Flauta), Lucas Figueiredo Santana (Tenor Sax / flauta), Alaor Soares (Bateria), Jura Gomes (Baixo), Edson Gomes (Bateria) percussão), e Nelson Latif (guitarra de 7 acordes), Sandro Alves (percussão) e Pedro Molusco (cavaquinho). Vivian Godoy e Rê Adegas farão participações especiais. Depois também se apresentam Femke Smit (vocal) e Breno Virícimo (baixo). E ainda no final a DJ Gatinha também conhecida como Katja Jansen.
Participação de Teresa Cristina
Em 2008, Teresa Cristina abriu o primeiro programa regular dedicado à música brasileira nos Bimhuis. Desde então, como as “Águas de Março”, a Roda de Samba vem fechando os programas da Fundação A Hora do Brasil e abrindo o verão em Amsterdã. Antes disso, pouco se sabia sobre o samba além do desfile de Carnaval no Rio de Janeiro. Enquanto isso, sua poesia, conectividade e musicalidade instrumental ganharam espaço. Para os organizadores do evento, o cenário dos músicos cresceu, os conservatórios têm cada vez mais alunos interessados nos sons do Brasil, novos projetos nascem e amadurecem, shows são agendados e milhares de pessoas entraram em contato com a essência e as raízes da musicalidade brasileira e o convívio do povo brasileiro ano após ano.
O Bimhuis fica a R. Piet Heinkade 3, 1019BR, Amsterdã. O espaço oferece uma visão geral da seleção holandesa e internacional de jazz, mundo e música improvisada em mais de 300 concertos a cada ano.
Fonte: Verbo Nostro Comunicação Planejada – Fotos: Divulgação