Na reta final, Tite quer jogos contra seleções que também vão à Copa
Ao contrário dos seus antecessores, o treinador da seleção escolheu medir força com adversários já classificados para o Mundial no mês de abertura do torneio
Tite escolheu um caminho diferente na reta final da preparação da seleção para a disputa da Copa do Mundo.
Ao contrário dos seus antecessores, o treinador da seleção escolheu medir força com adversários já classificados para o Mundial no mês de abertura do torneio.
Pelo planejamento da comissão técnica, os dois últimos amistosos serão contra seleções europeias que vão participar da competição. Espanha, Bélgica e Portugal são alguns dos europeus que vão tentar conquistar o título na Rússia.
Os jogos seriam inicialmente realizados na Inglaterra, onde a delegação fará a preparação final após cerca de um semana de treinos em Teresópolis, no Rio.
Até então, os outros treinadores da seleção sempre escolhiam adversários fracos para fazer os últimos testes. Em 2002, ano da última conquista, o Brasil enfrentou na reta final de preparação as desconhecidas seleções da Catalunha e da Malásia, que nunca foram à Copa.
No Mundial de 2014, a seleção fez apenas um amistoso próximo do torneio. O time goleou o fraco Panamá, por 4 a 0, em Goiânia. Os técnicos sempre escolhiam adversários fracos alegando poupar jogadores e para evitar sofrer uma derrota inesperada próxima da abertura do Mundial.
Já Tite não pensa assim. Ele quer que os jogadores enfrentem os melhores. Caso o time perca, a comissão técnica não acredita que o resultado possa desestabilizar o trabalho.
A CBF ainda não fechou com nenhuma seleção, mas já negocia com dirigentes das federações europeias. Mas a comissão técnica sentiu que alguns treinadores temem enfrentar o Brasil tão perto do início do campeonato.
Inglaterra, Rússia e Alemanha já estão descartadas. Em novembro, a seleção empatou com os ingleses, por 0 a 0, em Wembley. Em março, o time jogará pela primeira vez contra os alemães após o 7 a 1. Pouco antes, a equipe enfrentará os russos, em Moscou.
NA RÚSSIA
A seleção terá dois adversários da Europa logo na primeira fase da Copa do Mundo. Os brasileiros vão fazer a estreia na competição contra a Suíça, no dia 17 de junho, em Rostov. A Sérvia será a última a enfrentar o Brasil na fase de grupos. O segundo confronto da equipe no torneio será contra a Costa Rica.A preparação da equipe brasileira começará no dia 21 de maio, na Granja Comary. A delegação deverá ficar pelo menos uma semana na concentração construída na serra fluminense.
Nesse período, a comissão técnica pretende fazer um amistoso de despedida do país, mas ainda não escolheu a data. O jogo deve ser no Rio. A intenção é colocar todos os atletas em campo.
A convocação final será no início de maio. O evento deverá ser realizado fora da CBF, por causa da grande quantidade de jornalistas envolvida na cobertura do evento.
Durante o Mundial, a seleção ficará concentrada em Sochi (cidade a cerca de 1.500 km de Moscou).
O estádio Slava Metreveli, batizado com o nome de um dos grandes jogadores de futebol da União Soviética, fica ao lado do hotel de luxo que abrigará o Brasil.
A concentração conta com spa e praia privativa. O prédio principal do hotel foi erguido em 1938 para abrigar um dos primeiros resorts do país. Por causa do clima ameno, a cidade era um refúgio do ditador Josef Stálin. Com informações da Folhapress.
Fonte: Notícias Ao Minuto – Foto: Lucas Figueiredo/CBF