Navio dos EUA resgata 40 imigrantes no Mediterrâneo
Barco ‘Trenton’ também recuperou 12 corpos nas águas
Um navio militar dos Estados Unidos, o Trenton, salvou 40 imigrantes na costa líbia e recuperou 12 cadáveres do mar. No entanto, sem câmaras especiais para os corpos, o barco precisou jogar novamente os 12 mortos nas águas, no cemitério que o Mar Mediterrâneo se tornou.
O resgate ocorreu ontem (13) e, de acordo com fontes locais, trata-se da primeira intervenção de um navio dos Estados Unidos em casos de naufrágios de embarcações com imigrantes. O Trenton ficou mais de 24 horas tentando transferir os 40 sobreviventes para o navio Sea Watch, mantido por uma ONG alemã que resgata imigrantes no Mediterrâneo.
Porém, como a ONG não tem certeza de que conseguirá autorização para desembarcar em algum porto – depois da Itália recusar no fim de semana que um barco com 600 imigrantes atracasse em seu território – , o Trenton partiu com os 40 sobreviventes.
“Nós nos aproximamos deles, que vieram ao nosso encontro, e por 24 horas ficamos assim”, disse à ANSA Federica Mameli, uma colaboradora da Sea Watch. “Nós estávamos dispostos a fazer a transferência, mas queríamos antes a definição de um porto seguro, de preferência mais perto. Isso não ocorreu e, ontem à noite, o barco norte-americano se afastou e perdemos contato”, relatou.
De acordo com a Marinha dos EUA, a tripulação do Trenton está cuidando das 40 pessoas socorridas. “Estamos em contato com nossos parceiros internacionais para decidir o destino das pessoas a bordo”, informou. (ANSA)
Fonte: Notícias Ao Minuto
Foto: Tony Gentile/Reuters