Neoindustrialização brasileira é retratada em livro pré-lançado pela Finep
Publicação é uma contribuição para a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde ocorrerá o lançamento oficial em junho de 2024
Diante do amplo debate sobre uma nova política industrial para o Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que integra a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), realizou o pré-lançamento da primeira edição do livro “A Finep e a neoindustrialização – uma contribuição à V CNCTI”, em uma reunião do Conselho Consultivo da financiadora. Com 216 páginas, o conteúdo faz referência aos temas estratégicos que serão apresentados durante a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (V CNCTI), em 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília, espaço onde a publicação será oficialmente lançada. Além da versão física, a ideia é disponibilizar o exemplar no formato online.
A última edição da CNCTI foi feita em 2010, mas o evento foi retomado com força neste ano diante do cenário em que novas medidas econômicas vêm sendo implantadas pelo governo federal, principalmente, a Nova Indústria Brasil (NIB), que traça metas para o desenvolvimento nacional do Brasil até 2033, o que e é retratado na publicação.
O livro – que tem como organizadores o presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, e o chefe de Gabinete da Finep, Fernando Peregrino – apresenta todo esse contexto de discussões entre os setores econômicos e o governo. Com isso, explora assuntos como indústria e inovação, biotecnologia, economia e saúde pública. Conforme consta no livro “no esforço preparatório para a Conferência, coube à Finep o honroso papel de desenvolver o tema da Neoindustrialização e estruturá-lo em forma de subsídios para as discussões”.
“É essa nova política industrial que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação vêm impulsionar para buscar melhorar diretamente o cotidiano das pessoas, estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, ampliar a competitividade da indústria brasileira, orientar o investimento, promover melhores empregos e impulsionar a presença do país no mercado internacional”, ressalta Pansera no prefácio do livro.
O presidente da Finep também detalha que a publicação foi construída com base em mais de 30 horas de debates em 12 seminários conduzidos pelo chefe de gabinete da Finep, Fernando Peregrino, os quais contaram com a participação de convidados do Sistema Nacional da Inovação que se debruçaram sobre o tema da industrialização do Brasil.
Especialistas, pesquisadores, empreendedores e gestores públicos debateram sobre quais são os desafios, vantagens e oportunidades da Nova Indústria Brasil. Dessa forma, o livro promete aos leitores análises aprofundadas, reflexões provocativas e insights valiosos sobre os diversos aspectos da neoindustrialização, desde suas bases conceituais até suas aplicações práticas em diferentes setores da economia.
V CNCTI – A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada de 4 a 6 de junho, foi convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento “A Ciência Voltou”, no Palácio do Planalto, em 12 de julho de 2023. A ideia é que na V CNCTI sejam apresentadas recomendações e propostas para a elaboração de um Plano Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação para 2025-2035.
O Fernando Peregrino distribuiu os primeiros exemplares do livro“A Finep e a Neoindustrialização“, que reúne os resultados dos seminários, coordenados pelo presidente Celso Pansera e por ele, sobre o tema, para servir de subsídio para a 5ª Conferência. O livro será lançado oficialmente durante a VCNCTI, que será realizada de 4 a 6 junho.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABDE
Por Ailane Silva
Foto: Divulgação