“Ninguém tira isso de mim”, diz americana após movimento histórico na patinação

 

“Ninguém tira isso de mim”, diz americana após movimento histórico na patinação

 

Na Olimpíada de inverno, patinadora americana Mirai Nagasu realiza movimento históricoNa Olimpíada de inverno, patinadora americana Mirai Nagasu realiza movimento histórico

Mirai Nagasu já entrou para a história dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Inverno. Na segunda-feira, a menina de descendência japonesa foi a primeira do país a executar com sucesso um Triple Axel durante a patinação artística por equipes. Com a manobra, ela ajudou os Estados Unidos a conseguirem o bronze na prova. E quem diria, Mirai só começou no esporte porque um dia resolveu jogar golfe e estava chovendo. Pediu então os pais para levá-la ao rinque de patinação… O resto é história.

O Triple Axel é um movimento em que a patinadora dá três voltas e meia no ar antes de aterrissar. Além de Nagasu, apenas outras duas americanas conseguiram realizar o movimento com perfeição. Tonya Harding foi a primeira mulher a fazer o movimento no dia 16 de fevereiro de 1991, em Minneapolis, nos Estados Unidos. O “Triple Axel” só foi visto novamente 24 anos depois, com Kimmie Meissner, em 2005.

Mirai Nagasu entrou para a história dos EUA (Foto: Reuters)Mirai Nagasu entrou para a história dos EUA 

“Há quatro anos, quando fiquei fora da equipe em Sochi, queria voltar e sabia que eu realmente teria que fazer algo especial. Então, ser a primeira americana a fazer um Triple Axel nos Jogos Olímpicos é histórico, e ninguém pode tirar isso de mim”

Patinadora teve que escolher os EUA

A patinação entrou na sua vida aos cinco anos, em Pasadena, nos Estados Unidos. E ela não parou mais. A família é dona de um restaurante de comida japonesa em Arcadia, Califórnia. Com a descendência da família, Mirai teve que fazer uma escolha importante aos 22 anos. Até então, ela tinha a dupla nacionalidade. Era japonesa e americana.

Mas o Japão não deixa que pessoas acima desta idade possuam as duas cidadanias. Ela então optou pelos Estados Unidos. Formando-se em economia na Universidade de Colorado Springs, ela conta que durante a prova de duplas de PyeongChang, nos treinos, caiu várias vezes tentando o Triple Axel.

“Caí muitas vezes tentando porque estava tão nervosa, mas falei para mim mesma: ‘Você vai fazer isso e vai dar 100%, sem olhar para trás’. Foi realmente especial para mim”

Mirai é uma patinadora respeitada nos EUA. Mas ficou fora de Sochi 2014. Tem 24 anos e em 2008 foi campeã americana no feminino individual. Em 2018, carimbou seu lugar me PyeongChang com a prata no individual em San Jose. Ela também tem uma prata no Mundial Junior de Oberstdorf, em 2007, e um bronze no ano seguinte, em Sofia. Em Mundiais adultos, Mirai nunca conseguiu um pódio.

Mirai Nagasu brilha na patinação ao executar com sucesso um Triple Axel (Foto: REUTERS/Damir Sagolj)Mirai Nagasu brilha na patinação ao executar com sucesso um Triple Axel (Foto: REUTERS/Damir Sagolj)

 

Fonte: Globo Esporte

Foto: Reuters

 

Deixe seu comentário