NOTA OFICIAL: Pela saúde mental e proteção da imagem dos policiais

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) manifesta publicamente sua preocupação com o aumento de casos de adoecimento mental entre policiais e com a exposição indevida da imagem desses profissionais em situações de vulnerabilidade que exigem intervenção policial, como durante abordagens ou atendimentos de ocorrências.

A divulgação midiática de episódios envolvendo policiais em condições anormais de saúde ou em estado de perturbação, como em situações relacionadas a transtornos mentais, prejudica não apenas a dignidade do servidor envolvido, mas também fragiliza a imagem das instituições policiais perante a sociedade.

É importante destacar que o Sinpol-DF não compactua com qualquer atitude que configure crime ou desvio de conduta por parte de policiais. Todas essas situações devem ser devidamente apuradas, com o encaminhamento à delegacia para investigação, a instauração de processo administrativo pela Corregedoria e, posteriormente, a decisão da Justiça.

Contudo, a exposição pública da imagem de um servidor policial em circunstâncias de vulnerabilidade, especialmente em casos de descontrole devido ao adoecimento mental, é uma prática que deve ser evitada e repreendida. As imagens e provas coletadas devem ser restritas e entregues exclusivamente às autoridades policiais competentes para apuração dos fatos.

Essa exposição excessiva não contribui para a resolução dos casos, pelo contrário: descredibiliza o trabalho das polícias, prejudica a reputação do servidor e, de forma ampla, compromete a imagem das instituições que esses profissionais representam. É importante destacar que a conduta inadequada de um servidor policial não reflete os valores e a missão da corporação.

Além disso, é fundamental frisar que a exposição da imagem de um servidor policial configura crime de abuso de autoridade, previsto no Art. 28 da Lei nº 13.869/2019, fato que será levado para apuração pelas autoridades competentes.

Diante disso, o Sinpol-DF buscará diálogo com a Secretaria de Segurança Pública do DF para tratar deste tema de forma institucional, com o objetivo de discutir a implementação de medidas que visem aprimorar o atendimento relacionado à saúde mental e impedir a exposição midiática da imagem de servidores policiais em situações de vulnerabilidade durante o atendimento de ocorrências.

O cuidado com a saúde do policial inclui a proteção de sua imagem e dignidade, devendo ser uma prioridade, sem comprometer a transparência e a legalidade das ações. O Sinpol-DF reafirma seu compromisso com a justiça e a ética, defendendo o equilíbrio entre o cumprimento do dever legal e o respeito aos direitos e à dignidade dos profissionais que dedicam suas vidas à segurança pública.

SINPOL-DF – União e luta!

Fonte: Ascom/Sinpol-DF

Imagem: Divulgação/Ascom/Sinpol-DF

Deixe seu comentário