Novata no Congresso, Joice Hasselmann é parlamentar mais influente nas redes sociais

 

Nas três primeiras semanas do Novo Congresso (de 1º a 20 de fevereiro), a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) foi a parlamentar mais influente nas redes sociais, segundo revela a 1ª edição do novo FSBinfluênciaCongresso. O indicador já monitorava e media a repercussão de todos os posts dos congressistas no Facebook e no Twitter e agora passa a integrar também o Instagram. Em segundo lugar no ranking ficou o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seguido do Sargento Fahur (PSD-PR), que como Joice também é novato no Congresso Nacional.

Dentre os 20 parlamentares mais influentes nas redes, o PSL é o partido dominante, tendo 6 nomes no ranking. O PT, que até a legislatura passada sempre emplacou o maior número de deputados e senadores no Top20, agora aparece com apenas três nomes: a agora deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), em 11º; Paulo Pimenta (PT-RS), em 14º, e o senador Humberto Costa (PT-PE), em 20º.

Dos 20 congressistas mais influentes nas redes, Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) é o senador mais bem colocado, ocupando a 6ª posição. Dos Top20, 14 são deputados e 6 são senadores. Além do filho do presidente Jair Bolsonaro e do petista Humberto Costa, se destacam entre os senadores Alvaro Dias (Podemos-PR), em 8º; Major Olímpio (PSL-SP), em 12º; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em 16º; Romário (Podemos-RJ), em 18º.

A renovação de cerca de metade do Congresso se reflete nos resultados do FSBinfluênciaCongresso. Dos 20 congressistas mais influentes nas redes sociais, 9 são novatos (parlamentares que não ocupavam um cargo legislativo federal até 31 de janeiro último) e 11, reeleitos (incluem deputados eleitos senadores e vice-versa). Além de Joice, do Sargento Fahur e de Flávio Bolsonaro, entre os novatos estão Carla Zambelli (PSL-SP, 4º lugar); André Janones (Avante-MG, 5º lugar); Kim Kataguiri (DEM-SP, 10º); Alexandre Frota (PSL-SP, 15º); Marcelo Freixo (PSol-RJ), 17º) e Tenente Derrite (PP-SP, 19º). Dono da maior bancada no Congresso, o Estado de São Paulo predomina no ranking, com 9 dos 10 nomes mais influentes.

Veja abaixo o ranking dos 20 parlamentares mais influentes nas redes sociais:
CASA NOME PARTIDO ESTADO POSIÇÃO
Dep. JOICE HASSELMANN PSL SP 1
Dep. EDUARDO BOLSONARO PSL SP 2
Dep. SARGENTO FAHUR PSD PR 3
Dep. CARLA ZAMBELLI PSL SP 4
Dep. ANDRE JANONES AVANTE MG 5
Sen. FLÁVIO BOLSONARO PSL RJ 6
Dep. PASTOR MARCO FELICIANO PODE SP 7
Sen. ÁLVARO DIAS PODE PR 8
Dep. TIRIRICA PR SP 9
Dep. KIM KATAGUIRI DEM SP 10
Dep. GLEISI HOFFMANN PT PR 11
Sen. MAJOR OLÍMPIO PSL SP 12
Dep. JANDIRA FEGHALI PCdoB RJ 13
Dep. PAULO PIMENTA PT RS 14
Dep. ALEXANDRE FROTA PSL SP 15
Sen. DAVI ALCOLUMBRE DEM AP 16
Dep. MARCELO FREIXO PSOL RJ 17
Sen. ROMÁRIO PODE RJ 18
Dep. TENENTE DERRITE PP SP 19
Sen. HUMBERTO COSTA PT PE 20

Novo FSBinfluênciaCongresso

Para avaliar o desempenho do Novo Congresso nas redes sociais, o Instituto FSB Pesquisa desenvolveu um novo FSBinfluênciaCongresso. Além do Facebook e Twitter, o índice passa a levar em consideração a atuação e a performance dos deputados e senadores no Instagram, rede social que mais cresceu nos últimos anos no Brasil.

Hoje, a participação dos deputados e senadores nas redes sociais é ainda maior. Da atual legislatura, que tomou posse em 1º de fevereiro, todos os 513 deputados e 81 senadores estão presentes em pelo menos uma das três redes (Facebook, Instagram e Twitter). Dos 594 congressistas, 100% estão no Facebook, 99,3% no Instagram e 87,5% no Twitter. No total, 87% dos 594 parlamentares deles estão presentes nas 3 redes monitoradas.

Na Câmara, além de 100% dos deputados estarem no Facebook, 99,2% estão no Instagram e 85,9%, no Twitter. Já no Senado, onde todos também estão presentes no Facebook, 100% também estão no Instagram e 97,5%, no Twitter.

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Partidos

Durante as três primeiras semanas de fevereiro, o PSL dominou o ranking do FSBinfluênciaCongresso. Além de emplacar o maior número de parlamentares da lista dos 20 mais influentes, o partido do presidente Jair Bolsonaro foi o que mais engajou nas redes sociais (quando se analisa a repercussão de todos os posts dos deputados e senadores de cada partido). O PSL desbancou o PT, que ficou em 2º lugar, à frente do Podemos. Até o ano passado, os petistas sempre predominaram. Agora, a nota obtida pelo conjunto de parlamentares do PSL é mais que o dobro da nota obtida pelos petistas, o que mostra claramente a maior eficiência deles nas redes. Terceira maior bancada do Congresso Nacional, o MDB ocupa apenas a 16ª posição no ranking por partido.

PARTIDO NOTA POSIÇÃO
PSL 88,7 1
PT 39,4 2
PODE 30,8 3
PSOL 23,2 4
DEM 20,8 5
PSD 20,0 6
AVANTE 18,4 7
PCdoB 14,4 8
PR 13,8 9
PDT 13,0 10
PP 11,4 11
PSB 11,3 12
PRB 9,6 13
PSC 9,2 14
PPS 9,0 15
MDB 8,8 16
REDE 8,2 17
PSDB 8,0 18
NOVO 7,5 19
PV 7,3 20
S.PARTIDO 6,2 21
PROS 5,1 22
PATRI 4,1 23
PHS 3,7 24
SOLIDARIEDADE 2,5 25
PTB 1,5 26
PMN 1,4 27
PRP 1,2 28
PTC 1,0 29
PPL 0,5 30
DC 0,5 31

Estados

Por Unidade da Federação, juntos, os parlamentares de São Paulo (a maior bancada, em termos numéricos) foram os que mais influenciaram nas redes sociais. Impulsionada principalmente pelos deputados Sargento Fahur e Gleisi Hoffmann e pelo senador Alvaro Dias, a bancada do Paraná ficou em segundo no ranking estadual, seguida pela bancada do Rio de Janeiro.

UF POSIÇÃO
SP 1
PR 2
RJ 3
RS 4
MG 5
DF 6
PE 7
AP 8
ES 9
CE 10
AM 11
BA 12
GO 13
PA 14
TO 15
SC 16
RN 17
MT 18
SE 19
MS 20
MA 21
AL 22
PI 23
PB 24
RR 25
RO 26
AC 27

Números 

Seguidores
Juntos, os deputados e senadores que postaram ao menos um conteúdo de 1º a 20 de fevereiro têm mais de 108,5 milhões de seguidores — estatística que inclui a sobreposição de uma mesma pessoa que pode seguir mais de um parlamentar. A maioria desses seguidores ainda se concentra no Facebook, mas o Instagram já ultrapassou o Twitter em números absolutos.

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Postagens
Durante as três primeiras semanas de fevereiro de 2019, os deputados federais e senadores presentes nas redes sociais (Facebook, Instagram e/ou Twitter) postaram um total de 44,4 mil conteúdos. O Facebook foi a plataforma utilizada para veicular a maior parte deles, 41,3%, contra 33,2% do Twitter e 25,5% do Instagram.

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Interações
Apesar de ser a rede com o menor número de postagens, o Instagram foi a que mais gerou interações entre os congressistas e seus seguidores. Do total acumulado de curtidas, comentários e compartilhamentos (61 milhões), quase metade (49,2%) se deu no Instagram, contra 34,1% no Facebook e 16,6% no Twitter.
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Curtidas
Das 49,8 milhões de curtidas registradas nas três redes sociais, a maioria (58%) se deu no Instagram, com 26,1% no Facebook e 15,9% no Twitter.
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Comentários
Já nos comentários (um total de 3,8 milhões de interações), metade deles ocorreu no Facebook (50,49%), contra 31,1% no Instagram e 18,5% no Twitter.

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Compartilhamentos
Interações mais relevante nas redes, o compartilhamento de conteúdo só é possível no Facebook e no Twitter (o equivalente ao retuíte). No período analisado, foram 7,4 milhões de compartilhamentos de conteúdos postados nas redes dos parlamentares. A ampla maioria (79,4%) se deu no Facebook, contra apenas 20,6% no Twitter.
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Postagens
Em número de postagens feitas no Facebook, Twitter e Instagram, o PT foi o partido mais ativo. Juntos, de 1º a 20 de fevereiro todos os parlamentares postaram cerca de 44,4 mil conteúdos nas redes sociais. Os petistas foram responsáveis por 21,1% delas, seguidos pela bancada do PSL (12,6%) e do Podemos (5,6%).
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Interações totais
Mesmo o PT tendo atuado mais nas redes, seu engajamento foi proporcionalmente menor que o obtido pelos parlamentares do PSL. Já somadas as interações obtidas por essas publicações, o PSL foi disparado o partido que mais engajou em números absolutos. Juntos, todos os parlamentares monitorados pelo FSBinfluênciaCongresso geraram no período analisado 42,4 milhões de interações nas redes (incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos nas três redes analisadas). Os deputados e senadores do partido de Jair Bolsonaro concentraram 46,5% desse volume. O segundo partido que concentrou mais interações foi o PT, com distantes 7,6%. Logo atrás, mesmo com uma bancada menor, em terceiro vem o PSol, com 6,5%.
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Obs.: Outros inclui 21 diferentes partidos.

Metodologia

FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 1º a 20 de fevereiro. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas perfis oficiais) e no Twitter.

Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.

 

Fonte: FSB Comunicação – FSBinfluênciaCongresso

Foto: Reprodução

 

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