Novo livro do Selo Planeta Estratégia propõe a inovação no centro das empresas que almejam o crescimento

 

Obra escrita por Rivadávia Drummond apresenta plano estratégico para as organizações que desejam liderar diante do dinamismo atual do mundo dos negócios

São Paulo, agosto de 2018 – Inovação é a palavra-chave para as empresas que buscam crescimento e consolidação no mercado. No entanto, para muitos – inclusive os executivos mais experientes – liderar a inovação em uma organização ainda é um grande desafio. Diante disso, Rivadávia Drummond, professor, pesquisador, consultor, palestrante, empresário e conselheiro de empresas, apresenta o novo livro “Fazendo a inovação acontecer – Um guia prático para você liderar o crescimento sustentável da sua organização”, do selo Planeta Estratégia, da Editora Planeta.

A partir de sua experiencia profissional e de referências de autores renomados, Rivadávia destaca a importância da inovação e aponta que ela está no centro do processo de criação do conhecimento organizacional, pois é capaz de determinar a estratégia de um negócio e gerar grandes transformações dentro de uma empresa.

“Conceituar a inovação é uma tarefa árdua. Frequentemente, o termo é confundido com criatividade e invenção. No entanto, a invenção é a criação de algo inédito, como um produto, um serviço, um processo ou uma tecnologia”, ressalta o autor.

O primeiro passo para implantar a inovação está no convite ao leitor para que ele faça “grandes perguntas – complexas e difíceis” a respeito de seu modelo de negócios, pois são essas questões que vão abrir espaço para aguçar a curiosidade e gerar grandes inovações. Nesse sentido, os leitores são instigados a refletir a respeito de temas como: “qual é o valor da inovação”; “que mundo é esse que estamos vivendo?”; “é fácil inovar – e empreender – no Brasil?”.

Na sequência, a obra apresenta um modelo de inovação estratégico, com um plano de execução e ferramentas, que são capazes de colocar o projeto em prática e também medir os resultados obtidos com as mudanças implantadas. Assim, é estabelecido um diálogo entre ferramentas, estratégia, execução e métricas para que se possa apreciar a modelagem como um todo.

“Esse é um tema que deve ser analisado com a ajuda de um telescópio, não apenas com um microscópio. A visão de microscópio faz com que você mergulhe a fundo em um problema ou questão e isso é um risco, pois pode fazer a pessoa perder a visão do todo. O telescópio permite enxergar o todo e suas conexões”, compara Rivadávia.

Para concluir, o livro ainda aponta que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Afinal, vivemos na chamada Quarta Revolução Industrial, também denominada “Indústria 4.0”: uma revolução que acontece em uma velocidade exponencial, no qual é impossível imaginar o escopo, alcance e impacto sistêmico.

“Acredito que uma das melhores formas de se inspirar e sensibilizar os membros de uma organização acerca da inovação é contar casos interessantes que envolvam protagonistas confrontados por grandes perguntas, problemas ou desafios, com trajetórias que apresentam elementos de perseverança, fracasso, erros honestos, resiliência, realizações e lições aprendidas. São esses os elementos que me ajudaram a criar esse livro”, pontua o autor.

Serviço:

Livro: Fazendo a inovação acontecer – Um guia prático para você liderar o crescimento sustentável da sua organização

Planeta Estratégia (Editora Planeta)

Número de páginas: 256

Preço: R$ 49,90

 

Fonte: Grupo Image – São Paulo/SP

Foto: Divulgação

 

Deixe seu comentário