O QUE ESPERAR DO NOVO GOVERNO EM 2019
Por Marli Rodrigues
O ano de 2018 está findando. Estamos prestes a saudar a chegada de um novo ano. Como sempre, o receberemos de braços abertos, rogando saúde, paz, esperança e prosperidade…
Encerrar 2018 significa mais que simplesmente a virada do ano. É o fechamento de um ciclo doloroso, que marcou nossas vidas, enquanto cidadãos e servidores, de forma muito negativa.
Enfrentamos tormentos e aflições inimagináveis. A cada dia, uma nova tortura imposta pelo algoz-mor, Rollemberg, e seu verdugo predileto, Humberto Fonseca.
Foram dias difíceis para toda a população de Brasília, mas, para a classe de servidores públicos ele reservou quinhões de maldade extras.
Mandou bater em professores e deixou alunos com fome; sucateou a polícia e fechou delegacias; destruiu a saúde pública. Esses são alguns exemplos superficiais desses dias de tormento.
O ano de 2019 nos traz a esperança de dias de glória!
Temos a consciência de que não haverá milagres. Tampouco os procuraremos. Nossa busca ativa será primeiramente pela retomada do diálogo e pela construção dos caminhos que possibilitem o cumprimento dos acordos feitos.
Respeito é o item número 1 de nossas pautas!
Esperamos gestões sem privilégios, onde categoria A é mais valorizada que as demais. Já vimos isso num passado não muito distante, onde um dos secretários mais influentes do governo pinçou a sua categoria dentre as demais e criou um plano de carreira dos sonhos! Parabéns para esses colegas. Mas, e os outros? São inferiores? De 2ª classe? São menos importantes?
Essas ações personalíssimas criam ilhas de excelência entre os servidores, acentuando a insatisfação e desmotivando mais ainda os trabalhadores.
Os servidores exigem respeito e tratamento isonômico. Temos a esperança que essa premissa será resgatada na nova gestão.
O SindSaúde é uma entidade representativa dos servidores e tutora do SUS. Nossa história de 39 anos foi forjada na luta. Tivemos embates duros e duradouros. Todas as nossas conquistas são resultado das bandeiras defendidas pela entidade. Muitas vezes saímos machucados, porém, sempre vivos e prontos para recomeçar!
Agora novos tempos se avizinham… Todos queremos dias de paz e promissores! Desejamos tempos de diálogo, de construção… De reconstrução… Da realização do que foi idealizado!
Temos muitos projetos para contribuir com o resgate da autoestima dos servidores e da excelência do serviço. Entendemos que a satisfação do usuário é a chave para a nossa valorização.
Esperamos que a equipe da Saúde seja formada por pessoas comprometidas com a ética e o trabalho. Que tenham conhecimento de nossa realidade, do nosso cotidiano. Que saiba dialogar usando a nossa linguagem. Que não se transforme num “Olimpo” com pessoas intocáveis. Somos gente e queremos ser tratados como tais.
Estamos prontos, como entidade e servidores, para darmos a nossa contribuição e elevarmos a Saúde ao patamar de excelência que a sociedade necessita. O que precisamos como contrapartida é RESPEITO, DIÁLOGO e o cumprimento do que foi prometido.
Que venha 2019! E que possamos virar a página de tantas lutas que se arrastam há vários anos, como o pagamento da GATA, da isonomia, a 3ª parcela do reajuste a algumas categorias, a revisão do TPD, o pagamento das pecúnias, insalubridade, regulamentação da aposentadoria especial, dentre outros.
Esperamos um ano de prosperidade! Adeus, 2018! Feliz ano novo!
Fonte: Assessoria de Imprensa – SindSaúde DF
Imagem: Peter Neylon