O velho marinheiro: A História Da Vida do Almirante Tamandaré
Alcy Cheuiche lança o livro “ O Velho Marinheiro: A História da Vida do Almirante Tamandaré”, Terça-Feira, 11 de dezembro, 17 Horas, no Rio.
A história da vida do patrono da Marinha do Brasil Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), o Almirante Tamandaré, foi protagonista dos mais importantes acontecimentos de quase um século de História do Brasil. Assim, este livro não só narra a sua vida, como também nos revela em plena ação muitos personagens que marcaram todo o século XIX, principalmente Dom Pedro II, que o honrou com os títulos de Barão, Visconde, Conde e, finalmente, Marquês de Tamandaré, e a Princesa Isabel, que o teve a seu lado como um dos mais convictos abolicionistas. Alcy Cheuiche, ao narrar a saga de O Velho Marinheiro, o faz com a mesma competência com que ofereceu ao leitor o romance histórico Nos céus de Paris (L&PM Editores, 1998), de onde emerge, além do inventor, a maravilhosa figura humana de Alberto Santos Dumont. No presente livro impressiona ainda mais sua capacidade de recriar fatos e ambientes, não só em diferentes lugares do Brasil, como também na Inglaterra, França, Uruguai, Argentina, Paraguai, colocando sangue nas veias de tantos personagens, sem nunca se desviar do curso verdadeiro da História. E, para isso, contou com o apoio irrestrito da Marinha do Brasil, que lhe deu acesso a todos os documentos para consulta e lhe proporcionou o suporte logístico necessário para a recriação dos mínimos detalhes da trajetória do Almirante. Após a leitura deste livro, contemplando o mapa do Brasil, ficamos realmente convencidos de que nosso país não teria guardado sua imensidão de terra e mar não fosse o patriotismo e a coragem de alguns brasileiros. Entre eles, na linha de frente, ao lado de Caxias, aquele menino batizado in extremis como Joaquim, que renasceu na Catedral do Rio Grande para tornar-se o patrono inconteste da Marinha do Brasil.
Sobre o Autor
Alcy José de Vargas Cheuiche nasceu em Pelotas em 1940. Aos quatro anos mudou-se para Alegrete e viveu lá até ingressar na faculdade de veterinária, em Porto Alegre, no final dos anos 50. Estudou também na França, Alemanha e Bélgica. Publicou os seguintes livros, entre romances, crônicas, peças e poesias: A mulher do espelho (Sulina/AGE), Lord Baccarat (AGE), Ana sem Terra (Sulina), O mestiço de São Borja (Sulina/AGE), A Guerra dos Farrapos (Prêmio Literário “Ilha de Laytano”, Mercado Aberto), Sepé Tiaraju: romance dos Sete Povos das Missões (AGE), Sepé Tiaraju – Revista didática (em quadrinhos, Martins Livreiro), O gato e a revolução (AGE), O planeta azul (crônica), O pecado original (tea¬tro – Mercado Aberto), Meditações de um poeta de gravata (poesia), Entre o Sena e o Guaíba (teatro), Versos do Extremo Sul (poesia), Nos céus de Paris – o romance da vida de Santos Dumont (L&PM Editores, 1998). Os livros Ana sem Terra e Sepé Tiaraju foram traduzidos para o alemão (Erlagen, Alemanha) e para o espanhol (Banda Oriental, Uruguai), João Cândido, o almirante negro (L&PM Editores, 2010) e com sabor de terra (L&PM Editores, 2011). Alcy Cheuiche já foi patrono de feiras do livro em Alegrete, Caçapava do Sul, Gramado, Gravataí, Porto Alegre (2006) e São Sepé. No ano de 2011, foi patrono da Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul. Pertence à Academia Rio-Grandense de Letras e é sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores.
Lançamento: terça-feira dia 11 de dezembro, às 17 Horas.
Local: Salão Histórico do Comando da Marinha, Praça Mauá, 65, Centro, Rio de Janeiro
Fonte: Blog Edgar Lisboa
Foto: Reprodução