O velho marinheiro: A História Da Vida do Almirante Tamandaré

 

Alcy Cheuiche lança o livro “ O Velho Marinheiro: A História da Vida do Almirante Tamandaré”, Terça-Feira, 11 de dezembro, 17 Horas, no Rio.

Resultado de imagem para foto para Alcy Cheuiche lança o livro “ O Velho Marinheiro: A História da Vida do Almirante Tamandaré

A história da vida do patrono da Marinha do Brasil Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), o Almirante Tamandaré, foi protagonista dos mais importantes acontecimentos de quase um século de História do Brasil. Assim, este livro não só narra a sua vida, como também nos revela em plena ação muitos personagens que marcaram todo o século XIX, principalmente Dom Pedro II, que o honrou com os títulos de Barão, Visconde, Conde e, final­mente, Marquês de Tamandaré, e a Princesa Isabel, que o teve a seu lado como um dos mais convictos abolicionistas. Alcy Cheuiche, ao narrar a saga de O Velho Marinheiro, o faz com a mesma competência com que ofereceu ao leitor o romance histórico Nos céus de Paris (L&PM Editores, 1998), de onde emerge, além do inventor, a maravilhosa figura humana de Alberto Santos Dumont. No presente livro impressiona ainda mais sua capacidade de recriar fatos e ambientes, não só em diferentes lugares do Brasil, como também na Inglaterra, França, Uruguai, Ar­gentina, Paraguai, colocando sangue nas veias de tantos personagens, sem nunca se desviar do curso verdadeiro da História. E, para isso, contou com o apoio irrestrito da Marinha do Brasil, que lhe deu acesso a todos os documen­tos para consulta e lhe proporcionou o suporte logístico necessário para a recriação dos mínimos detalhes da trajetória do Almirante. Após a leitura deste livro, contemplando o mapa do Brasil, ficamos realmente con­vencidos de que nosso país não teria guar­dado sua imensidão de terra e mar não fosse o patriotismo e a coragem de alguns brasilei­ros. Entre eles, na linha de frente, ao lado de Caxias, aquele menino batizado in extremis como Joaquim, que renasceu na Catedral do Rio Grande para tornar-se o patrono incon­teste da Marinha do Brasil.

Sobre o Autor

Alcy José de Vargas Cheuiche nasceu em Pelotas em 1940. Aos quatro anos mudou-se para Alegrete e viveu lá até ingressar na faculdade de veterinária, em Porto Alegre, no final dos anos 50. Estudou também na França, Alemanha e Bélgica. Publicou os seguintes livros, entre romances, crônicas, peças e poesias: A mulher do espelho (Sulina/AGE), Lord Baccarat (AGE), Ana sem Terra (Sulina), O mestiço de São Borja (Sulina/AGE), A Guerra dos Farrapos (Prêmio Literário “Ilha de Laytano”, Mercado Aberto), Sepé Tiaraju: romance dos Sete Povos das Missões (AGE), Sepé Tiaraju – Revista didática (em quadrinhos, Martins Livreiro), O gato e a revolução (AGE), O planeta azul (crônica), O pecado original (tea¬tro – Mercado Aberto), Meditações de um poeta de gravata (poesia), Entre o Sena e o Guaíba (teatro), Versos do Extremo Sul (poesia), Nos céus de Paris – o romance da vida de Santos Dumont (L&PM Editores, 1998). Os livros Ana sem Terra e Sepé Tiaraju foram traduzidos para o alemão (Erlagen, Alemanha) e para o espanhol (Banda Oriental, Uruguai), João Cândido, o almirante negro (L&PM Editores, 2010) e com sabor de terra (L&PM Editores, 2011). Alcy Cheuiche já foi patrono de feiras do livro em Alegrete, Caçapava do Sul, Gramado, Gravataí, Porto Alegre (2006) e São Sepé. No ano de 2011, foi patrono da Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul. Pertence à Academia Rio-Grandense de Letras e é sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores.

Lançamento:  terça-feira dia 11 de dezembro, às 17 Horas.

Local: Salão Histórico do Comando da Marinha, Praça Mauá, 65, Centro, Rio de Janeiro

 

Fonte: Blog Edgar Lisboa

Foto: Reprodução

 

Deixe seu comentário