Obras de alargamento do viaduto da EPTG/EPCT são retomadas
Cinco novas faixas serão criadas, sendo duas exclusivas para a circulação de ônibus
Paralisadas desde abril de 2018 por falhas no projeto executivo, as obras de alargamento do viaduto da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG) foram retomadas no início desta semana. Com 60 metros de extensão, o viaduto, atualmente, tem três faixas em cada sentido, totalizando 20 metros de largura – espaço que, após a conclusão dos serviços, será de 41,80 metros de largura.
“É um presente para Taguatinga que estamos fazendo de tudo para entregar”, declarou o governador Ibaneis Rocha, que esteve presente vistoriando a retomada dos trabalhos na região. “Queremos trazer outras grandes obras para Taguatinga e vamos trabalhar muito para isso”.
Serão 11 faixas, entre 3,5 metros e 4 metros, para a circulação de veículos, sendo cinco faixas no sentido Plano Piloto e quatro faixas no sentido Taguatinga, além de duas faixas centrais para ônibus com largura de quatro metros. “A conclusão do alargamento do viaduto vai desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que trafegam diariamente por este trecho”, avalia o secretário de Obras do DF, Izidio Santos.
A nova parte do viaduto será construída no vão central que, situado entre as vias existentes, atualmente tem 19 metros de largura. Segundo informações do secretário de Obras, a nova extensão será construída em concreto protendido e terá 33,60 metros de comprimento.
DADOS DA OBRA
- Volume de concreto aproximado: 2 mil m³
- Quantidade de aço aproximada: 220 toneladas
- Funcionários envolvidos diretamente na obra: 35
- Valor: R$ 5.155.676,09.
* Com informações da Secretaria de Obras
Fonte: Agência Brasília – Foto: Divulgação/Agência Brasília