Oficina Desenhando do Zero retorna em 2022
Brasiliense, artista, desenhista e produtor multimídia Ylson Dias e artista plástico e designer gráfico Thiago Costa ensinam técnicas desta arte em tempos de pandemia para estimular pessoas de todas as idades
“Faça do lápis uma extensão da sua mente” (Emanuel Souto). Em tempos de pandemia, estimular a arte e a criatividade têm sido maneiras de aliviar o estresse do distanciamento social e de ocupar a mente. Pensando nisto, o artista brasiliense, desenhista e produtor multimídia Ylson Dias e o designer gráfico e artista plástico Thiago Costa criaram em 2021 a oficina nomeada Desenhando do Zero. Ambos compõem a equipe do StudioZero, empresa que visa fazer a diferença no mercado com aulas e serviços voltados para o Audiovisual.
E em fevereiro de 2022, a dupla volta com novos módulos aonde o público poderá acompanhar as aulas anteriores e ainda aprender novas técnicas de desenho. O curso está no ar no canal do YouTube do StudioZero: StudioZero – YouTube. No total, serão 16 módulos, cada módulo com 2h divididas em 10 aulas realizadas em formato de pequenos vídeos. Já estão disponíveis os vídeos do 1º ao quinto módulo. Postagens sempre segundas, quartas e sextas-feiras. Gratuito. Livre para todos os públicos.
A iniciativa visa dar a oportunidade para crianças, jovens, adultos e a turma da terceira idade de aprender técnicas que englobam desenhos de humanos, animais, além de profundida e traços. Pessoas com ou sem experiência na arte de desenhar podem participar. “Cada aula tem cerca de 10 minutos e as pessoas de Brasília, do Brasil e do mundo podem acompanhar de casa, aprender e desenvolver a criatividade no seu tempo. Fico muito feliz em levar arte para dentro das residências do público em tempos de pandemia”, comemora o idealizador do projeto e desenhista Ylson Dias.
Quem participar do curso poderá aprender com os ministrantes ainda a desenvolver a mobilidade motora e destreza para, quem sabe, até descobrir um dom e seguir carreira como desenhista. O aluno será preparado para exercer a criatividade e desenvolverá, na prática, os principais fundamentos do desenho, mesclando o intuitivo (contato com o hemisfério direito do cérebro) com o desenho racional, memória visual e criatividade, consciência e identificação das estruturas e proporções, além de ter noções sobre estudos de luz e sombra e perspectiva intuitiva. Para participar, os estudantes precisam ter apenas papel, lápis e borracha.
“E começamos do zero mesmo, desde o treinamento de traço, passando por desenhos de corpos, animais, até chegar em cenários. O desenho nos faz aprender a ver um mundo com mais detalhes. Estimula a observação, além do entendimento de como funcionam coisas que a gente nem repara. Você começa a ver tudo em sua volta de um ângulo novo”, explica Ylson.
Os encontros são semanais e a equipe do StudioZero está disponível para dúvidas dos alunos.
O projeto Desenhando do Zero conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Produção da Criativa Empreendedorismo.
Sobre Ylson Dias
Brasiliense, Ylson Dias é formado em Produção Multimídia com ampla experiência em iluminação e em fotos detalhes. O artista ministra aulas de desenho para diversas faixas etárias há mais de cinco anos e trabalha com edição de shows, videoclipes musicais, vídeos institucionais, curta-metragens, filmes e propagandas políticas. Também acompanhará Ylson nesta missão o artista plástico Thiago Costa, que é formado em designer gráfico e fundou a escola de desenho IlustreArte, onde ministrou aulas de desenho, ilustração, animação e edição de vídeo durante sete anos.
Ficha Técnica:
Realização: Studio Zero
Professores de Desenho: Ylson Dias e Thiago Costa
Produção e Coordenação Adm.: Criativa Empreendedorismo
Designer e Mídias Sociais: Kalil Bonova
Serviço: Oficina Desenhando do Zero visa estimular pessoas de todas as idades e sem formação a aprenderem a desenhar e desenvolver a criatividade
Aulas e informações em: StudioZero – YouTube
Gratuito
Livre para todos os públicos
Fonte: Assessoria de Imprensa | Por Clara Camarano
Fotos: Divulgação