Opaq confirma possível uso de cloro em ataque na Síria
Ofensiva teria ocorrido em fevereiro na cidade de Saraqeb
A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) revelou nesta quarta-feira (16) que “provavelmente” foi usado cloro em um ataque contra a cidade de Saraqeb, na Síria, em fevereiro. De acordo com o comunicado da entidade, que está realizando uma missão de investigação sobre o possível ataque químico na região, existe a suspeita de que o “cloro foi liberado dos cilindros por impacto mecânico no bairro de Al Talil, em Saraqeb”.
A Opaq ainda revelou que “vários pacientes foram tratados pelos sintomas correspondentes a uma exposição ao cloro”. Na ocasião, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou que 11 pessoas foram atendidas com dificuldades respiratórias após o ataque, realizado no dia 4 de fevereiro.
A entidade ainda está esperando os resultados de uma investigação de um ataque em Duma, na Síria, na qual deixou ao menos 70 mortos em abril. A Opaq investiga se foi utilizado cloro e gás sarin.
Em comunicado, a organização ainda ressaltou que a missão da Opaq é determinar “se armas químicas foram utilizadas”, mas seu trabalho “não inclui identificar quem é o responsável” pelas supostas ofensivas. (ANSA)
Fonte: Notícias Ao Minuto
Foto: REUTERS/Ammar Abdullah