Outubro Rosa: dois hospitais públicos do DF estão sem fazer mamografia

 

No Hran, equipamento está quebrado desde abril deste ano. No HRT, aparelho deve voltar a funcionar nesta terça (9/10)

Em pleno Outubro Rosa, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) está com mamógrafo estragado há, pelo menos, seis meses. Com base em documentos disponibilizados pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde) e informações de servidores, o de Taguatinga (HRT) também não está realizando o exame fundamental para o combate ao câncer de mama há cerca de duas semanas.

Ao todo, são 10 equipamentos espalhados pelas unidades de saúde da rede pública. De acordo com os documentos, a Secretaria de Saúde fez a compra de um novo aparelho com tecnologia digital e maior eficiência – ainda não foi instalado – para o HRT. No dia 18 de setembro, a equipe do hospital solicitou a transferência do mamógrafo antigo. Dez dias depois, reiterou o pedido, desta vez com urgência.

“Necessitamos que a remoção deste aparelho seja breve, pois o atual já se encontra disponível para instalação. Tendo em vista que estamos próximos da campanha anual do Outubro Rosa, temos ainda de fazer treinamento da equipe técnica e pouco tempo para liberar atendimento para a população”, diz trecho do primeiro documento.

Conforme relatos dos servidores, as mamografias estão suspensas no HRT devido a reformas na parte elétrica da sala que estava sendo preparada para receber o novo aparelho. Como o equipamento ainda não chegou, o antigo vai entrar em operação de novo, provavelmente na tarde desta terça-feira (9/10), segundo informou à reportagem uma servidora do setor.

Assim que o novo chegar, o equipamento antigo deve ser transferido para o Hospital Regional de Ceilândia, já que está em bom estado.

Embora a Secretaria de Saúde afirme categoricamente que o exame nunca foi suspenso, no local e por telefone, os servidores confirmaram ao Metrópoles que o hospital não estava fazendo mamografias no momento.

“O aparelho não está funcionando. Tem de deixar o nome no posto para ser encaminhado para outro hospital”, explicou um servidor, por telefone. “Faz tempo que não estamos fazendo. O aparelho está quebrado”, afirmou outra funcionária.

 

Primeiro documento sobre o mamógrafo do HRT by Metropoles on Scribd

Pedido de urgência do HRT by Metropoles on Scribd

 

No Hospital Regional da Asa Norte, o mamógrafo está inoperante desde abril de 2018. Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que os reparos serão realizados “em breve”. Destacou que nenhuma paciente fica sem o exame, que está sendo realizado em outra unidade. A fila, segundo a pasta, está zerada desde o ano passado.

“A demanda atualmente é de 2 mil exames mensais e a pasta oferta 5,4 mil vagas por mês – mais do que o dobro da necessidade”, garantiu a secretaria. Ainda segundo o órgão, o tempo de espera entre o pedido e a realização do exame é de menos de 10 dias. E ressaltou que, em breve, mais cinco mamógrafos digitais serão instalados em unidades de saúde do DF.

De acordo com a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, mesmo se a paciente conseguir passar pelos exames de prevenção, a continuidade do tratamento pela rede pública é complicada. “Não adianta zerar as filas de espera se, no DF, não há um programa para que a paciente comece o tratamento do câncer de mama e termine sem morrer”, dispara.

Processo mamógrafo HRAN by Metropoles on Scribd

Com base em dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país deve registrar 59,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2018. Seria o equivalente a cerca de 56 casos para cada 100 mil mulheres. No DF, a estimativa é de 1.020 casos neste ano.

Nota da Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria de Saúde reiterou que o mamógrafo do HRT está em “pleno funcionamento”. “A última manutenção ocorreu em setembro”, destacou a pasta. No comunicado, confirmou a instalação de um equipamento digital na unidade para substituir o atual, que é analógico.

Quanto ao mamógrafo do Hospital Regional da Asa Norte, a direção da unidade informa que ele está inoperante desde abril deste ano para reparo, “porém nenhuma paciente fica sem o exame, que é realizado em outras unidades”. “O conserto será realizado nos próximos dias”, acrescentou a a pasta.

Unidades que realizam mamografia no DF, de acordo com a Secretaria de Saúde:

Hospital Materno Infantil de Brasília – Hmib
Hospital Regional da Ceilândia – HRC
Hospital Regional de do Gama – HRG
Hospital Regional Leste – HRL
Hospital Regional de Taguatinga – HRT
Centro Radiológico de Taguatinga (CRT)
Hospital Regional de Samambaia – HRSam
Hospital Regional de Sobradinho – HRS
Hospital Regional de Santa Maria – HRSM
Hospital Regional da Asa Norte – Hran (equipamento em manutenção)

 

Fonte: Metrópoles

Por Luísa Guimarães

Foto: Edson Lopes Jr/Fotos Públicas

 

Deixe seu comentário