Para aumentar as vendas de Natal, aposte no digital
*Por Rodrigo Mancini
Chegou um dos momentos mais esperados para as empresas, a época natalina com suas expectativas de aumento nas vendas, já que a tradição é presentear amigos e familiares. Mas, num cenário de crise, conquistar aqueles que estão em condições ou dispostos a gastar não será tarefa fácil, principalmente para os pequenos empreendedores.
Por isso, a contratação do Papai Noel, a decoração ambiente e a música da Simone “Então é Natal”, muito provavelmente não serão suficientes para atrair e encantar os clientes. Diante deste cenário, a solução seria concentrar esforços e apostar em promoções atraentes e acessíveis?
Sim, esta continua sendo uma excelente alternativa, com grandes possibilidades de retorno. Mas, é preciso comunicá-las da forma correta. E na era das redes sociais, a melhor maneira de fazer isso é transformando o seu produto ou promoção em uma experiencia, dando um significado a ele, um porquê.
O que isso quer dizer? Que os consumidores, cada vez mais, compram experiências compartilhadas pelos perfis que eles seguem, admiram e se identificam. A ideia por trás desta tendência é: “se ficou bom ou trouxe algum benefício para eles, trará para mim ou para aqueles que eu quero presentear”.
Por isso, se você tem poucos recursos, ao invés de investir nas tradicionais campanhas com posts patrocinados e/ou impulsionados, faça divulgação com criadores de conteúdo, digital influencers ou artistas que tenham bom engajamento. E não precisa ser os mais famosos, que geralmente cobram cachês mais altos. Existem os micro influenciadores com bom alcance.
Mas, lembre-se, há uma diferença entre os perfis. O criador tem o seu conteúdo mais parecido com uma “revista eletrônica” ou um “blog”, com posts sobre receitas, viagens, beleza, moda e por aí vai.
Já o digital influencer tem um perfil mais pessoal com conteúdo diversificado, cujo mote principal é entretenimento e estilo de vida. E o artista, além do estilo de vida, tem geralmente um conteúdo mais criativo, as vezes até com personagens.
Para escolher o perfil mais adequado ao seu produto, é importante verificar se os seguidores têm potencial para se transformarem em seus clientes (sexo, faixa etária, região, etc.); o teor do conteúdo, a audiência e engajamento (números de curtidas, visualizações, interações e comentários), dentre outros detalhes.
E não se esqueça do principal: o post ou stories tem que remeter a uma experiência e não a especificações técnicas do produto, preço, etc. Se você não faz ideia de como isso é feito, para ilustrar de uma forma simples, pense em um post de um pão. O que desperta mais desejo, a imagem dele com as especificações e o preço ou vídeo de uma pessoa (que você admira) cortando um pão, recheando e falando do sabor, enquanto come com prazer?
Com certeza o vídeo terá mais impacto e resultados! Mas, um detalhe: tudo deve ser feito com muita naturalidade, sem parecer um “comercial de TV” roteirizado. Este aspecto é decisivo para que você atinja seus objetivos.
Isto posto, desejo-lhe Boas Vendas para um Natal Feliz!
*Rodrigo Mancini é economista, Mestre e Doutor em geografia econômica, empreendedor e empresário.
Fonte: Plus Comunicação – São Paulo/SP
Foto: Reprodução