Para manter campanha viva, buritizáveis colocam pesquisas em xeque
Com o cenário ainda indefinido, segundo os dados dos levantamentos, candidatos ao GDF acusam institutos de não refletirem realidade do DF
Na reta final rumo ao encontro dos eleitores com as urnas, no dia 7 de outubro, os candidatos que disputam a principal cadeira do Palácio do Buriti minimizaram, neste sábado (29/9), os resultados das recentes pesquisas de intenção de voto. Durante agendas de campanha, os buritizáveis questionaram os números que deixam Eliana Pedrosa (Pros) e Ibaneis Rocha (MDB) como favoritos à corrida pelo segundo turno.
Em agenda de campanha em Taguatinga na tarde de sábado (29/9), Eliana colocou que não está desanimada com o resultado da última pesquisa Datafolha, divulgada na sexta (28). A sondagem apontou o concorrente Ibaneis Rocha (MDB) como líder, portando 24% das intenções de votos. A ex-deputada distrital aparece com 16%, na segunda colocaçao.
“A leitura que tenho da sondagem não é a de que Ibaneis está liderando. Temos outra pesquisa de poucos dias atrás com outro resultado. Isso só me leva a querer trabalhar mais. Nós não vamos alterar nada do cronograma em função desse resultado. Ao contrário, só me faz querer insistir até o último dia”, garantiu.
Sem oscilar nos índices de intenção de voto, e líder na rejeição do eleitorado brasiliense, conforme apontou o levantamento, o atual governador Rodrigo Rollemberg segue confiante no avanço ao 2º turno. “Estou cada dia mais animado e tenho acesso a pesquisas que mostram indicadores diferentes. Estou confiante”, acredita. A apenas oito dias das eleições, 52% dos eleitores disseram não votar no candidato socialista de jeito algum.
O deputado federal Alberto Fraga também colocou em xeque a credibilidade do levantamento divulgado na sexta-feira (28). De acordo com o resultado, o democrata teria 10% das intenções de voto, o que o deixaria empatado tecnicamente com Rollemberg (12%) e Rogério Rosso (PSD), com 8%.
Rogério Rosso (PSD) visitou o Shopping Popular de Ceilândia e, a exemplo de outros buritizáveis, também desconfiou do resultado das sondagens de intenção de votos. “Essa pesquisa é completamente fake. Não tem como as coisas mudarem nessa proporção. Não acredito nos números colocados”.
Em ascensão, Ibaneis Rocha participou de carreata pela QNP 30 de Ceilândia Sul, onde falou a respeito do seu desempenho nos estudos de intenções de voto. Com 24% da preferência do eleitorado, o emedebista ultrapassou Eliana Pedrosa (Pros), até então líder na sondagem. “Pesquisa só serve para orientar. Vou trabalhar todos os dias”, adiantou.
Os demais candidatos
Pela manhã, a postulante do PSol ao GDF, Fátima Sousa, participou de carreata na Estrutural. Durante a tarde, a professora integrou a manifestação contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, realizada no centro de Brasília.
Nome do PT para a disputa pelo Executivo local, Júlio Miragaya esteve no Gama neste sábado, acompanhado de sua candidata a vice-governadora, Cláudia Farinha. O candidato Renan Rosa (PCO) passou a tarde de sábado na companhia de apoiadores, durante um “costelaço” no Jardim Botânico.
Antônio Guillen (PSTU), Alexandre Guerra (Novo) e o general Paulo Chagas(PRP) não divulgaram a agenda deste sábado para a reportagem do Metrópoles.
Fonte: Metrópoles
Por Caio Barbieri
Foto: Reprodução