Paulo Lessa torna-se referência nacional e apresenta na capital federal Lado Alado – O Show

Evento gratuito, ao vivo e on-line mostrará em apresentações canções de sucesso e autorais do compositor e multi-instrumentista

Divulgação

Com mais de 10 anos de música/estrada, o compositor, arranjador, violonista, gaitista radicado em Brasília, Paulo Lessa (32), virou referência dentro da nova Música Popular Brasileira. E é com toda uma bagagem e talento que ele conquistou Brasília, o País e o mundo. Devido ao sucesso, Lessa apresentou em São Paulo (SP) e em Belo Horizonte (MG) a superprodução Lado Alado, um show baseado em seu álbum de composições autorais. Agora, ele retorna a sua capital federal para mostrar esse show dentro das casas do Distrito Federal e de todo o Brasil. Lessa irá apresentar nos dias 16 de dezembro, quinta-feira, às 20h, em seu canal no YouTube: https://youtube.com/c/PauloLessaOficial.

Já no dia 17 do mês, ele estará ao vivo, às 20h, pelo link do SESC: https://youtube.com/user/sescdf. Gratuito. Livre para todos os públicos.

Radicado em Brasília desde 1998, o capixaba Paulo Lessa ingressou no universo musical bem jovem e começou a atuar profissionalmente em 2009, aos 20 anos, na capital federal. Graduado em música pela Universidade de Brasília (UnB), ele é idealizador do Manual da Gaita Cromática, um livro didático único voltado para o desenvolvimento musical a partir do instrumento. O artista, de 32 anos, se tornou uma importante referência na nova geração da MPB por inovar em suas letras, interpretações e composições.

O talento resultou no trabalho Lado Alado, uma obra musical que nasceu do primeiro álbum homônimo gravado por Paulo Lessa e divulgado em 2018. Na época, e de forma independente, ele lançou canções de autoria própria que refletem um turbilhão de emoções, assim como reúnem vários ritmos que caracterizam hoje a nova geração da MPB.

Mas o desejo de lançar algo novo foi fundamental para a escolha do repertório que agora dá nome ao show de mesmo nome. 

“É gratificante poder levar o som para três estados em 13 transmissões, chegando ao público de forma on-line e atingindo pessoas que não conheciam o trabalho”, destaca o artista.

O projeto inédito do cantor traz em seu repertório a mistura da cidade classicamente urbana com os elementos da natureza nas letras e na sonoridade de instrumentos, arranjos, efeitos e sonoplastia. 

“Nas músicas eu falo principalmente de um ponto de vista de quem vive nesse ambiente urbano, mais especificamente em um apartamento, que através da janela presencia os movimentos da natureza e vislumbra seus próprios movimentos, paralelos ao seu universo interior”, ressalta Lessa. 

E é isso que o seu repertório apresenta. Canções que passam pelo lugar ruidoso de uma metrópole (com grooves de baixo, bateria e guitarra) e atravessam sonoridades leves e até mesmo bucólicas (com bandolim e acordeon), assim como a singeleza de uma música tocada em voz e violão.

“Quero trazer a plateia, mesmo que on-line, para essa energia que envolve minhas músicas. Fiquei muito feliz com a recepção, mesmo que em um presencial diferente devido ao “”ao vivo””, em BH e Sampa. Agora, pretendo trazer isso para minha cidade também, Brasília”, destaca.

Uma nova MPB para Brasília e para o Brasil –

O multi-artista Paulo Lessa ficou conhecido por passar por várias vertentes de gêneros musicais. Dentre eles, choro, xote, baião, rock, balada “e qualquer referência  que sirva bem à música e poesia que escrevo”, completa. 

Não à toa, ele inova também em suas aulas, shows, CDs, gravações e composições que executa, mesclando lados “alados”.

O projeto Lado Alado – O Show é patrocinado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal – Secec DF, com produção da CHANG Produções. A direção é de Juana Miranda, parceira do cantor em vários projetos desde 2017, sobretudo no espetáculo “A Travessia”, apresentado na Grécia em 2019. 

FICHA TÉCNICA

Paulo Lessa: Voz, Violão, Guitarra e Gaita de Boca (Harmônica) e Guitarra de Colo.

Caetano Bartholo: Acordeon e Teclado.

Cid Moraes: Baixo.

Stive Marta: Bateria. 

Will Mourão: Violão, Guitarra e Bandolim. 

Participação de Monica Vicentin: Voz e Percussão. 

Composição: Paulo Lessa. 

Arranjos e Produção Musical: Paulo Lessa. 

Gravação, mixagem e masterização: Marcos Pagani, Orbis Estúdio. 

Assistentes de gravação: Luciano Dantas (Lucius Black Tape) e Renato Nunes (Ravengar).

Edição de áudio: Paulo Lessa. 

Direção Geral: Juana Miranda. 

Direção de Fotografia: Gustavo Serrate. 

Operadores de Câmera: Guto Martins, Jeff D’avilla e Fernando Rodrigues. 

Edição ao vivo: 34valendo.  

Projeções: Thiago Sabino. 

Captação de Imagens da projeção: Gustavo Serrate. 

Iluminação: Marcelo Augusto. 

Técnicos de Luz: Julia Maia e Lemar Rezende. 

Auxiliar Técnico de Luz: Jeferson Luiz. 

Programador de Luz: Higor Filipe. 

Figurino e Cenário: Bruno Ferraz. 

Coordenação de Produção: Juana Miranda. 

Assistentes de Produção: Wanderson Alves e Raul Taunay. 

Cattering: Camila Loiola. 

SERVIÇO: Compositor radicado em Brasília, Paulo Lessa vira referência nacional e apresenta megaprodução Lado Alado – O Show

Data: 16 de dezembro, quinta-feira

Horário: 20h

Local: YouTube: https://youtube.com/c/PauloLessaOficial

Data: 17 de dezembro, sexta-feira

Horário: 20h

Local: SESC DF – Link: https://youtube.com/user/sescdf.

Gratuito

Livre para todos os públicos.

Informações:

Mídias Sociais  

Site: www.paulolessa.com

YouTube: PauloLessaOficial 

Facebook: Paulolessaoficial 

Instagram: @paulolessaoficial 

Fonte: Assessoria de Imprensa | Por Clara Camarano

Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário