Pizzonia recebe troféu de melhor ultrapassagem
A Stock Car já está encarando a nona etapa da temporada, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, SP, mas pouco antes do treino classificatório deste sábado, 22, o piloto Antonio Pizzonia, da Prati-Donaduzzi, foi positivamente surpreendido pela repercussão de uma manobra ocorrida duas semana atrás.
Em votação popular, ele recebeu o troféu de melhor ultrapassagem da etapa passada, disputada em Cascavel, PR. O feito foi na primeira corrida do fim de semana, quando superou Átila Abreu e Bruno Baptista de uma vez só, no famoso Bacião.
“A gente já fica feliz de fazer uma ultrapassagem sem usar o push to pass. Passar dois carros sem esse auxílio, então, foi sensacional. Principalmente por ter sido no Bacião, que é uma curva rápida, de raio longo e uma das mais famosas que a gente tem aí no calendário. Foi muito legal”, celebra Pizzonia.
“Eu estava atrás de dois pilotos que disputavam posição na curva zero e saí melhor do que eles pra reta. Frear por dentro no Bacião não é fácil, pelo estilo da curva, mas foi fundamental para a ultrapassagem. Quero agradecer ao pessoal que votou e acho que isso serve de incentivo pra gente continuar lutando sempre na pista, seja qual for a posição”, destaca.
Julio larga entre oito melhores pela sexta vez
Logo depois da premiação, os pilotos Antonio Pizzonia e Julio Campos entraram nos carros para o treino classificatório. Antonio terminou em 19º e Julio ficou muito perto de integrar o grupo dos pilotos que disputaram a pole position. Acabou o treino em 7º, a 0s012 de passar para o Q3, como é chamada a fase final do treino.
“Eu acho que a evolução dos carros foi muito boa. Essa é uma pista em particular que a gente não tem um retrospecto tão bom de classificação. Porém, o carro vem evoluindo a cada treino. A batida de ontem [de Julio Campos] acabou nos fazendo perder uma quilometragem pra evoluir mais, mas estou contente”, comenta o chefe de equipe Rodolpho Mattheis.
Esta é a sexta vez em nove corridas em que Julio Campos larga entre os oito melhores. “Estávamos com potencial de Q3. Então, agora é focar na estratégia para conseguir o máximo de pontos e continuar escalando no campeonato”, acrescenta Rodolpho.
Mesmo com a batida nos treinos de sexta-feira, 21, Julio deu uma bela volta por cima garantindo a 7ª posição. “O fim de semana começou difícil, sem pneus disponíveis [por conta da limitação imposta por regulamento], e no treino livre acabei rodando e batendo. Tivemos de trocar a parte da frente, a aerodinâmica inteira e isso faz diferença no final. Então, por este aspecto, foi muito legal ter colocado o carro tão perto do Q3”, conta Julio.
“Viemos com pouquíssimo pneu pra cá e a partir de agora vai ser assim, porque é a reta final do campeonato. Então, temos de aprender a trabalhar dessa forma, principalmente no psicológico pra quando sentar com pneu novo para tomada de tempo não ficar no escuro. Dentro do que a gente tinha no começo, evoluímos bem pra hoje”, comenta Julio.
Serão duas corridas disputadas neste domingo, 23, a partir das 13h, ambas com transmissão ao vivo do SporTV.
Sobre a Prati-Donaduzzi
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos e similares, é a primeira no país a comercializar os medicamentos fracionáveis. Com sede em Toledo, oeste do Paraná, tem mais de 4 mil colaboradores e possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil. Produz, em média, 12 bilhões de doses terapêuticas por ano. Estreou na Stock Car como patrocinadora em 2012.
Fonte: Tabloid Comunicação – Curitiba/PR
Fotos: Rodrigo Guimarães