Ponte Honestino Guimarães é segura, garantem Novacap e Defesa Civil
A ponte foi vistoriada nesta segunda-feira. Sensores serão instalados para monitorar comportamento da estrutura
A Ponte Honestino Guimarães, que liga a Asa Sul ao Lago Sul, está em boas condições e pode ser usada por motoristas, afirmaram a Defesa Civil e Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), após vistoria realizada na estrutura nesta segunda-feira (12/2). Mesmo assim, a construção será monitorada, com sensores iguais aos instalados na Ponte do Bragueto e no viaduto que desabou no Eixão Sul.
Especialistas da Novacap, da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos participaram da vistoria. Para fazer a inspeção, técnicos dos três órgãos passaram embaixo e entraram na Honestino Guimarães, com o apoio do Corpo de Bombeiros, que cedeu, inclusive, uma lancha para a análise.
Os sensores instalados na ponte contêm chips que mandam informações sobre as vibrações e o deslocamento da estrutura para um computador, de onde os dados serão retirados para análise constantemente. Segundo a Defesa Civil, em aproximadamente três meses, serão desenvolvidos projetos básicos para a manutenção da Honestino Guimarães. Após a conclusão deles, novas intervenções devem ocorrer para reforçar a estrutura.
Galeria dos Estados e Ponte do Bragueto
Os sensores de monitoramento da Defesa Civil foram instalados no domingo (11/2), na Galeria dos Estados. O viaduto está escorado com vigas e passa por manutenções após desabar no início do mês. A providência também foi adotada nesta semana na Ponte do Bragueto, uma das estruturas que mais preocupam os brasilienses. No início da semana, um abaixo-assinado de moradores da parte norte do Distrito Federal pediu a manutenção da viaduto.
No domingo, o GDF informou que a previsão é liberar a passagem para pedestres na Galeria dos Estados até quinta-feira (15/2). Na parte superior, por onde passam os carros, a Novacap aplicou um cimento especial sobre trincas que se formaram no asfalto.
Após a queda de parte de viaduto, o Governo de Brasília determinou, entre outras medidas, vistoria em viadutos e pontes do DF e reforço de R$ 50 milhões da reserva de contingência para as obras que forem necessárias.
Fonte: Correio Braziliense
Foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press