População idosa recebe atendimento especial no GDF Mais Perto do Cidadão, em Santa Maria
Tenda do Idoso ofereceu bate-papos, avaliação da mobilidade articular e capacidade funcional, liberação miofascial e spa dos pés, entre outras coisas
O público 60+ foi o protagonista da 40ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão em Santa Maria, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), nesta sexta-feira (1º) e sábado (2). Os moradores tiveram acesso a diversos serviços públicos em um único lugar e também puderam ser atendidos pelo Saúde Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Saúde (SES-DF). As tendas dos dois programas foram estruturadas na Quadra Central 1, Conjunto K, área central da cidade, próximo ao ginásio poliesportivo e à Agência do Trabalhador.
“Esta é a quarta vez do GDF Mais Perto do Cidadão em Santa Maria. Em 40 edições, até agora, já rodamos o Distrito Federal inteiro e continuaremos rodando, trazendo mais novidades e dando mais robustez a esse programa que já é conhecido pela população”, ressaltou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
A vice-governadora Celina Leão destacou a importância de estar presente nas regiões administrativas. “Pensamos em oferecer comodidade para a população, levando os serviços do GDF para a porta da casa dos moradores, para que não tenham que se deslocar. Sabemos que muita gente trabalha e é no sábado que podem tirar uma carteira de identidade, buscar a inscrição em um programa social, ter acesso à vacinação, e aqui até os cachorros têm atendimento”, frisou.
Atividades
Os serviços especiais ao público idoso foram realizados por meio do programa Viver 60+, que tem como foco a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da faixa etária e já atende 12 regiões. “Aqui é a cidade com maior qualidade de vida do Brasil. E eu, como arquiteta, sei que a cidade vai além das questões de gestão pública, também precisa se adaptar à população idosa. E quando trazemos as pessoas que têm 60+ para a conversa e debate, conseguimos entender as dores para poder solucionar. O governo é para isso”, afirmou Passamani.
O mecânico João Batista Ferreira dos Santos, 63 anos, foi uma das pessoas atendidas no evento. “Vim procurar saúde e bem-estar e aproveitei para sair com o cabelinho cortado”, conta ele, que elogiou a iniciativa e convidou a população a participar das próximas edições. “É pertinho de casa. Às vezes o povo não quer vir porque só acorda meia-dia, mas tem que acordar cedo para vir.”
A dona de casa Ivanir Franco, 61, teve acesso ao serviço de auriculoterapia. “Coloquei a sementinha para tratar ansiedade. Foi muito rápido, nem cinco minutos”, disse. “Para mim é novo, é a primeira vez que eu tô participando e só posso agradecer mesmo, muito bom. Já nos primeiros 20 minutos aqui, o impacto foi grande pela estrutura que montaram e fiquei impressionada com o número de profissionais da estrutura. Que bom que há esse olhar para a população.”
Na Tenda do Idoso, houve bate-papo sobre prevenção à violência contra a pessoa idosa, com representantes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), além de serviços de avaliação da mobilidade articular e capacidade funcional, liberação miofascial e SPA dos pés, entre outras atrações.
Os idosos mais animados puderam participar de um aulão com professores do programa Ginástica nas Quadras, de Santa Maria, capoeira, forró e zumba. Uma equipe de orientadores também esteve à disposição para tirar dúvidas sobre aquisição de carteiras da pessoa idosa para passagem gratuita, tanto no transporte local quanto interestadual.
A programação também incluiu diversos serviços públicos, como atualização de cartão de vacinação e cuidados para pets, com oportunidade de vacinação antirrábica, atendimentos do Na Hora, da Sejus-DF e da Polícia Civil, bem como de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
O programa
Criado em 2023 pelo decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é organizado em eixos temáticos, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação e Esporte e Lazer. Periodicamente, a Sejus mobiliza equipes de diversos órgãos do DF para prestar atendimentos em diferentes cidades da capital do país ao longo de dois dias.
O programa já contabilizou mais de 270 mil atendimentos e percorreu Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão, Vicente Pires e Gama.
Fonte: Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília