Previdência Privada: conheça como funciona a portabilidade desse produto

No primeiro semestre de 2024, a Previdência Privada cresceu mais de 23% com relação ao mesmo período do ano passado, com arrecadação superando os R$ 95 bilhões, de acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). O que pouca gente sabe é que a Previdência Privada oferece diversas opções, cada uma com características e benefícios únicos. Com taxas, rendimentos e administrações diferentes, é essencial buscar um plano que se adeque ao seu orçamento para não ter dor de cabeça depois de assinar o contrato.

Para aqueles que não estão satisfeitos com o plano atual, ainda é possível readequar a rota com a portabilidade de previdência. “Um dos grandes benefícios da portabilidade é a flexibilidade na gestão do seu dinheiro. Ela permite que você escolha um plano que se adeque melhor aos seus objetivos, oferecendo uma ‘liberdade de escolha’ importante para otimizar seus investimentos. Assim, fica mais fácil alcançar suas metas financeiras”, Valeska Odorico, gerente comercial de Investimento e Previdência do Sicoob, instituição financeira cooperativa que conta com grande expertise em Previdência Privada.

Para Valeska, no entanto, é preciso estar atento a alguns pontos antes de tomar essa decisão. “O primeiro ponto que o participante deve focar é na taxa de administração e na rentabilidade histórica daquele plano. Além disso, é preciso conhecer as características de cada um deles”, destaca. Também é necessário avaliar bem o atendimento, a flexibilidade nas opções de investimento e os benefícios que cada um oferece.

O Sicoob, que já conta com mais de 8,3 milhões de cooperados, se destaca como uma ótima opção para administrar planos de Previdência Privada. “Para a portabilidade de planos PGBL ou de Entidades Fechadas de Previdência, o Sicoob oferece o plano Multi-Instituído, que possui benefícios fiscais e flexibilidade nas contribuições, além de opções de perfis investimento que vão do conservador ao arrojado. Isso o torna ideal para quem planeja o futuro a médio e longo prazo”, explica a gerente.

Outra variável importante que deve ser ponderada antes da tomada de decisão pela portabilidade é que se o valor foi constituído em um plano de EFPC (Entidade Fechada de Previdência Complementar) e o valor a ser portado for para uma Entidade de Previdência Aberta (EAPC) o participante não poderá mais resgatar esse montante no futuro, se houver algum imprevisto, e, portanto, o saldo portado deverá ser utilizado apenas para fins de recebimento de renda.

Já para os investidores de planos VGBL, o Sicoob também tem ótimas alternativas, ajudando na diversificação dos investimentos. “Um grande atrativo do plano VGBL é que a tributação incide apenas sobre a rentabilidade. Com essas opções, o Sicoob se posiciona como uma escolha estratégica para quem quer otimizar seus investimentos em previdência”, finaliza.

Conheça a Previdência Privada

A grande vantagem desse produto é que ele é um investimento para quem quer garantir tranquilidade financeira no futuro. É uma forma de planejar um momento de aposentadoria de forma mais confortável. Conheça mais aqui.

Sobre o Sicoob 

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente.

Fonte: Approach Comunicação

Por Fabíola Souza

Foto: Divulgação/Sicoob

Deixe seu comentário