Professora da rede pública apresenta pesquisa em congresso em Lisboa
Estudo publicado na revista ‘Com Censo’ promove reflexão sobre o bem-estar no trabalho
Em mais uma ação que valoriza a política pública de bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho, a Secretaria de Educação (SEEDF), representada pela servidora e professora da rede pública de ensino do DF Alessandra Gmaf, apresentou a pesquisa Reconexão com o projeto de vida: caminho para o bem-estar docente no IV Congresso Português de Psicologia Positiva, em Lisboa, Portugal.
Publicada na revista científica Com Censo, a pesquisa foi elaborada em parceria com a professora Tamar Rabelo, também professora da SEEDF, pesquisadora e doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), que não pôde estar presente no evento em Lisboa. A apresentação ocorreu no início do mês, entre os dias 3 e 5, e destacou os resultados da pesquisa realizada com os participantes do curso de formação Bem-estar e Qualidade de Vida – Projeto de Vida.
“A escolha do artigo expressa como a SEEDF pode protagonizar a articulação de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida dos seus servidores. O estudo despertou curiosidade entre os participantes portugueses em reunir aprendizados sobre políticas públicas como essa, já que eles ainda não as possuem em seu país” Alessandra Gmaf, professora da rede pública de ensino do DF
A participação da servidora da SEEDF no evento internacional destaca o reconhecimento do trabalho e a contribuição para o avanço da Psicologia Positiva e das práticas de saúde mental no cenário educacional brasileiro e internacional. “A escolha do artigo expressa como a SEEDF pode protagonizar a articulação de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida dos seus servidores. O estudo despertou curiosidade entre os participantes portugueses em reunir aprendizados sobre políticas públicas como essa, já que eles ainda não as possuem em seu país”, celebra Alessandra.
O trabalho foi selecionado entre os enviados internacionalmente, ressaltando a relevância do estudo cujos resultados apontaram uma ampliação da percepção de bem-estar a partir das variáveis estabelecidas na pesquisa feita com os servidores das carreiras de assistência e magistério da SEEDF. O estudo foi realizado em duas etapas, por meio da aplicação de formulários com questões fechadas e abertas, para avaliar as hipóteses de impactos gerados pela formação nos campos pessoal, profissional e na compreensão do próprio projeto de vida dos cursistas.
Uma das teorias que embasam o estudo é a da psicologia positiva, que visa oferecer nova abordagem às potencialidades e virtudes humanas, estudando processos que contribuem para o bem-estar, no lugar de priorizar o estudo das patologias. “A psicologia positiva consiste numa prática de valorização dos aspectos geradores de bem-estar e qualidade de vida, estimulando a identificação de práticas positivas e a busca por mais felicidade na vida profissional e pessoal”, explica a servidora. “É uma prática que pode ser utilizada em complementaridade com outras práticas terapêuticas, tradicionais ou alternativas”.
Alessandra, servidora da SEEDF há 31 anos, atualmente é lotada no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Professor Walter José de Moura, que pertence à Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga. Ela trabalha com diferentes projetos como a implementação do primeiro programa de equoterapia da rede pública de educação do Brasil e iniciativas de projetos relacionados à comunicação não violenta e educação socioemocional, temáticas abordadas nas formações e oficinas voltadas para o bem-estar dos servidores da Educação, além de se dedicar a estudos e pesquisas científicas voltados para essa área.
Qualidade de vida
O artigo apresentado no congresso internacional ressalta a relevância de políticas públicas voltadas para a promoção do bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho, especialmente no contexto educacional. A Diretoria de Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho prevê, inclusive, a oferta de oficinas ao longo do ano para abordar a temática para os servidores da SEEDF. A pasta regulamenta o tema por meio de duas portarias:
– Portaria nº 287, de 26 de setembro de 2018, que regulamenta a Política de Valorização, Promoção de Bem-estar e de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho de servidores e demais agentes públicos da SEEDF;
– Portaria n° 281, de 10 de junho de 2021, que institui a Política de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-estar para Servidores Públicos da SEEDF no Ambiente de Trabalho e para Servidores Aposentados – PQVT/SEEDF.
A criação da Política de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-estar para Servidores Públicos da SEEDF evidencia um compromisso institucional em promover um ambiente de trabalho mais saudável e propício ao desenvolvimento pessoal e profissional dos seus servidores.
*Com informações da SEEDF
Fonte: Agência Brasília
Imagem: Divulgação/Agência Brasília