Projeto Conexão Cultural leva cinema e teatro para inspirar crianças a trabalhar com tecnologia

Programação gratuita vai passar por Brasília a partir do dia 25 de junho

Divulgação/Gabriel Borghi

Oito cidades, em sete estados brasileiros, vão receber o Conexão Cultural, um projeto de formação de plateia e democratização da cultura que leva teatro e cinema de forma gratuita para a população. Entre maio e junho serão oferecidas 112 apresentações teatrais e 24 sessões de cinema em uma estrutura itinerante, que inclui palco e arena com espaço para 250 pessoas sentadas. O projeto conta com patrocínio da Uber e tem o objetivo de inspirar meninos e meninas a se interessarem pelo fascinante mundo das ciências e tecnologia. As atividades em Brasília ocorrem de terça-feira (25) a sexta-feira (28). Nas últimas semanas a iniciativa passou por Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte.

Duas companhias vão se revezar nas apresentações teatrais. A Casa do Bispo Atelier apresenta a peça Agora é hora do código binário, espetáculo que conta a história dos primos Joca e Juju, dupla cheia de curiosidade que busca uma forma de construir um mundo melhor. Os figurinos e a direção da peça são de Fabrício Ghomes, diretor artístico da Casa do Bispo, que esse ano integra a equipe de diretores da 34ª edição do Natal Luz, de Gramado.

Já a companhia Realejo apresenta o espetáculo “Uma janela para o mundo”, com as personagens Luna, Lara e Lilu, meninas imaginativas e inventivas. No meio da história, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda num laboratório tecnológico onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam um mundo de tecnologia e ciências. A programação inclui ainda quatro filmes: Moana, Valente, Divertidamente e Escritores da Liberdade.

Em 10 anos consecutivos o Projeto Conexão Cultural levou cultura, arte e diversão para mais de 830 mil participantes de 97 comunidades, em 7 estados. Foram mais de 1,2 mil apresentações artísticas de 65 companhias teatrais de todo Brasil. Por enquanto, já foram 551 dias na estrada, percorrendo 79 mil quilômetros de norte a sul do país. “O teatro pode ser um instrumento importante de formação dos cidadãos e por isso é tão importante levá-lo a públicos que muitas vezes não têm acesso”, diz o diretor da Magma, Jefferson Bevilacqua.  

O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura. Com patrocínio da Uber, a iniciativa integra a campanha Eu Consigo, projeto que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência. A iniciativa conta também com o apoio das prefeituras municipais de cada cidade visitada.

Divulgação/Gabriel Borghi

Roteiro

Brasília/DF: 25 a 28 de junho – Local: Praça do Estudante, Planaltina

Programação

Terça: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais) e 19h30 (cinema)

Quarta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais) e 19h30 (cinema)

Quinta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais) e 19h30 (cinema)

Sexta: 8h30/10h (apresentações teatrais)

Apresentações

Espetáculo: Agora é hora do código binário (Cia Casa do Bispo Atelier)

Sinopse: Dois primos – Juju e Joca – nasceram no mesmo dia e uniram forças para construir uma máquina fantástica que ajudaria as pessoas a terem uma vida melhor. Muito atrapalhados, mas com uma vontade enorme de ajudar os outros, eles irão mergulhar em pesquisas na tentativa de inventar algo novo. Até que em determinado dia, encontram na escola uma sala secreta cheia de livros. Com muita interação com a plateia, eles descobrem que um mundo melhor é aquele onde os ensinamentos do passado, aliados com as tecnologias do presente, podem garantir um futuro promissor. Nesta incrível jornada os dois levarão ao público muita música aliada a textos informativos sobre sistema binário para despertar no espectador a consciência da importância de união coletiva em prol de um mundo melhor.

Espetáculo: Uma janela para o mundo (Cia Realejo)

Sinopse: Luna, Lara e Lilu são meninas imaginativas e inventivas. Num domingo, enquanto caminham rumo ao QG onde costumam ir para ter ideias, elas encontram um garoto, que sempre as desafia e questiona e faz mais uma provocação. Elas, então, chegam exaustas e enfurecidas no QG onde se encontram para ter ideias mirabolantes. No meio da euforia, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda num laboratório tecnológico onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam um mundo de tecnologia e ciências.

Filmes

Moana

Duração: 1h50 | Distribuidor: Walt Disney Pictures | Classificação: Livre

A mais nova “princesa” Disney é uma garota corajosa, inteligente, senhora de seu destino que encara qualquer desafio sem pestanejar e sem perder a doçura (quando não for necessário).

Valente

Duração: 1h40m | Distribuidor: Walt Disney Pictures | Classificação: Livre

Merida é uma princesa sim, mas ela é fora do comum! Não deseja pra ela uma vida de princesa, ela ama ser guerreira, correr com seu cavalo e atirar suas flechas. Não tem nenhum interesse em se casar e arruma briga com sua própria mãe para fazer valer a sua essência.

Divertidamente

Duração: 1h35m | Distribuidor: Walt Disney Pictures | Classificação: a partir de 6 anos

Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.

Escritores da Liberdade

Duração: 2h04 | Distribuidor: Paramount Pictures | Classificação: a partir de 12 anos

O livro “The Freedom Writers Diaries” traz relatos reais da professora Erin Gruwell.. O filme é inspirado na obra literária e mostra como a educadora superou os desafios da educação no contexto socioeconômico vulnerável na escola retratada, onde nem os colegas de profissão acreditavam nos alunos.

Sobre a Magma

A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por cidades de todos os estados das 5 regiões do Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, produzidas para funcionar como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pelaMagma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa mobilizar os países e a população geral em busca de novos caminhos para melhorar avida das pessoas em todo planeta. Em 11 anos de estrada, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades promovidas pela Magma e seus patrocinadores.

Sobre a Uber

A Uber está transformando a forma como as pessoas pensam e experimentam a mobilidade urbana. Há pouco tempo, a empresa era apenas um aplicativo para pedir carros de luxo em algumas cidades. Hoje, ela é parte da vida de mais de 600 cidades ao redor do mundo. Para quem dirige utilizando a plataforma, a Uber representa uma forma nova e flexível de gerar renda. A empresa ajuda a fortalecer a economia local e a aprimorar a mobilidade urbana. E isso é só o começo. A Uber está repensando a forma como as pessoas e coisas vão se mover de um lugar para o outro, com projetos de caminhões e carros autônomos.

Fonte: ALL PRESS Comunicação Integrada – Foto: Gabriel Borghi


Deixe seu comentário