Projeto de professor brasiliense transforma vida de alunos no Ceará

 

Rodrigo Nóbrega lidera publicação da revista feita por estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A publicação atraiu olhares do Google

A 1,8 mil quilômetros do Planalto Central, no interior do Ceará, um professor brasiliense capitanea um projeto que tem transformado a vida de dezenas de pessoas. Elas abandonaram o ambiente escolar na infância e na adolescência e, hoje, na fase adulta, recuperam o tempo perdido nos estudos. Graças a Rodrigo Nóbrega Martins, 39 anos, alunos de Crato e outros municípios cearenses elaboram a revista on-line “Discentes”. Em menos de um ano, a publicação atraiu olhares da principal empresa de serviços na web e softwares no mundo, a americana Google.

O trabalho também alçou seu mentor, no mês passado, ao mais importante prêmio nacional da categoria, o Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Na 10ª edição, seis docentes foram premiados, Rodrigo Nóbrega foi o único brasiliense.

“Quando lancei a ideia, em fevereiro de 2017, em uma sala de aula, não imaginei que daria certo e haveria tanta repercussão. Eu quis romper os limites da produção textual. O aluno escreve para o professor, mas há textos tão bacanas que não devem ficar só na escola”, contou. A primeira edição da revista foi ao ar em maio. Dois meses depois, tinha mais de 8 mil acessos.

A marca, considerada alta por Rodrigo por se tratar de uma estreia, o encorajou a obter o único identificador de padrão internacional para publicações seriadas (o ISSN), o que possibilita precisão no controle e periodicidade. Por causa disso, a revista deverá ser publicada em intervalo regular, será bimestral a partir da próxima edição, prevista para o início de fevereiro.

 

Fonte: METRÓPOLES

Foto: LAURO MEDEIROS/MEC

Deixe seu comentário