Publicado o Relatório Estratégico de Gestão 2021-2023 na área de educação
Documento reforça a importância da transparência, sustentabilidade e inclusão
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou nesta semana, no site da pasta, o Relatório Estratégico de Gestão do período de 2021 a 2023. O documento possui oito eixos temáticos com o intuito de documentar e comunicar as principais atividades estratégicas, conquistas e impactos alcançados para a sociedade do DF ao longo desse triênio.
As informações estão organizadas nos seguintes eixos temáticos: Educação de excelência e aprendizagem; Educação em direitos humanos, Diversidade e cidadania; Oferta, acesso e permanência; Inovação e tecnologia; Responsabilidade socioambiental; Governança, gestão estratégica e comunicação; Recursos e crescimento; Infraestrutura.
Acesse aqui o Relatório Estratégico de Gestão 2021-2023.
No relatório, a SEEDF descreve tanto ações e programas já conhecidos como o Cartão Material Escolar e Sabor de Escola, como também outros programas estratégicos na área de governança. Durante o triênio, a Secretaria de Educação do DF reforçou a administração com base nos princípios de transparência e prestação de contas.
O documento detalha como a SEEDF implementou práticas de governança eficazes para garantir que as operações sejam conduzidas com integridade e responsabilidade. A atuação do Comitê Interno de Governança Pública, por exemplo, foi fundamental para assegurar que as decisões fossem tomadas de forma ética e participativa, envolvendo diversos atores sociais.
Entre as ações citadas também estão a elaboração do Planejamento Estratégico Institucional e a instituição do Programa de Integridade Pública.
Sustentabilidade e impacto socioambiental
O relatório também destaca os esforços da SEEDF para integrar práticas sustentáveis em suas operações. Ao longo de 2021 e 2023, a secretaria realizou ações que promoveram a sustentabilidade ambiental, como a redução do consumo de recursos naturais nas escolas e o ensino da educação ambiental para conscientizar estudantes e a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Além disso, a SEEDF dedicou esforços significativos para promover a inclusão social, ampliando o acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica.
O relatório reforça o compromisso da secretaria com a entrega de valor público, um dos eixos centrais de sua estratégia. Isso envolve garantir que as políticas públicas gerem resultados efetivos que atendam às necessidades da sociedade, melhorando continuamente os serviços educacionais oferecidos.
Entre as principais realizações destacadas no documento está a adoção de uma gestão orientada por processos, que permitiu maior eficiência nas operações administrativas e pedagógicas, assegurando que os serviços prestados realmente façam a diferença na vida dos cidadãos.
*Com informações da SEEDF
Fonte: Agência Brasília
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília