Quem tem boca, vai à Roma que poucos conhecem

Travel Designer Ana Grassi dá 10 dicas de passeios e achados na capital italiana

Arquivo Pessoal Ana Grassi 

Roma, a Cidade Eterna, tem atrações para preencher vários dias do roteiro de viagem no território italiano.

Mas para aqueles que gostam de fugir dos passeios tradicionais, típicos do turismo de massa, a travel designer Ana Grassi, que é especialista em Itália, lista 10 dicas de programas e achados que só quem conhece bem Roma sabe indicar!

Arquivo Pessoal Ana Grassi 

1 – Bairro Coppedè – Projetado e construído por Luigi Coppedè (considerado o Gaudì italiano) nos anos do fascismo, seu projeto arquitetônico era exatamente o oposto da arquitetura racionalista, que se caracterizava por ser fria, monumental e com linhas retas e duras. Nas quase 50 construções que projetou, entre casas, edifícios e vilas, o impacto da decoração arquitetônica é causado pela mistura dos estilos utilizados, que incorpora art noveauart deco, gótico, barroco e até pitadas medievais. Absolutamente imperdível para quem gosta de arquitetura.

2 – Mercado coberto da Via Catania – Para conhecer de verdade a cultura e principalmente a gastronomia local, os mercados de frutas e verduras são paradas obrigatórias. O mercado coberto da Via Catania é frequentado somente por locais e é uma profusão autêntica de cores, odores e vozes! Ótimo para quem quer conhecer o dia a dia de um romano DOC.

3 – SAID – a fantástica fábrica de chocolate está em Roma desde 1923. A ela foi incorporado um bistrô, aconchegante e decorado com antigos utensílios de cozinha. É o lugar ideal para os chocólatras de plantão experimentarem o cardápio, todo à base de cacau!

4 – Basilica di San Clemente – História em camadas: é assim que esta igreja se apresenta a seus visitantes. No nível da rua, está uma igreja do século XII, um nível abaixo uma igreja do século IV e mais abaixo as ruínas de edifícios romanos e um templo dedicado a Mitras. Perfeito para quem gosta de história e arqueologia.

5 – Estúdios cinematográficos de Cinecittà – já pensou em visitar os famosos estúdios onde foram filmados grandes sucessos do cinema, como Cleópatra, As aventuras do barão de Münchausen, Por um punhado de dólares, A princesa e o plebeu, Barbarella, entre outros? Por lá passaram Sophia Loren, Akira Kurosawa, Claudia Cardinale, Leonardo DiCapro, Jane Fonda, Sergio Leone e Clint Eastwood. Um mergulho num universo de sonhos que somente o cinema é capaz de criar.

6 – Show Fórum Augusto – quando o sol se põe, o Fórum do primeiro Imperador Romano renasce! O show de efeitos especiais, luzes e holografia, acontece nas ruínas dos fóruns, que são “reconstruídas” para contar a história do maior Império que já existiu. Imperdível!

7 – Tour Noturno das Lendas Romanas – o Pantheon é o monumento mais bem preservado da época do Império Romano e foi construído para ser um templo pagão. Muitos anos depois, o templo foi transformado numa igreja cristã, mas antes disso foi necessário que o Papa Gregorio Magno preparasse um falso exorcismo, para convencer os fiéis de entrar no local considerado “do diabo”. Essas e outras lendas urbanas é possível conhecer num dos melhores tours oferecidos em Roma.

8 – Empório Castroni – para encher a mala de produtos típicos da gastronomia italiana não pode faltar uma visita a um dos melhores empórios da cidade! No Empório Castroni encontra-se de tudo! Atenção especial para os potinhos de cerâmica de temperos, que são pintados à mão!

9 – Caravaggio em Roma – algumas das obras mais importantes deste grande artista encontram-se dentro de igrejas e aprecia-las não custa nada! No local é possível ver  A Crucificação de São Pedro e A Conversão de São Paulo, na igreja de Santa Maria del Popolo; Nossa Senhora dos Peregrinos, na igreja de Santo Agostinho; A vocação de São Mateus, Mateus e o Anjo e o Martírio de São Mateus, na igreja São Luís dos Franceses.

10 – Big Mamma –quem gosta de soul, jazz e música ao vivo tem que conhecer este clube no bairro do Trastevere. As melhores bands e covers estão ali se apresentando diariamente, até altas horas da noite!

Essas dicas mostram uma Roma diferente, com passeios para diferentes tipos de gosto e perfil viajante. E aí, que tal uma viagem para a Itália?

Arquivo Pessoal Ana Grassi 

Sobre a especialista:

Apaixonada pela Itália, a travel designer Ana Grassi é especialista em Cultura, Turismo e idioma do país. Trabalha na inovadora profissão que planeja viagens nos mínimos detalhes de acordo com cada perfil de viajante. Indicando os melhores passeios, cidades e roteiros para aproveitar ao máximo cada parte do país europeu.

Ana Grassi Travel Designer
Mais informações:
 www.anagrassi.com.br
Instagram: @anagrassi_traveldesigner

Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa / SP

Foto: Arquivo pessoal Ana Grassi

Deixe seu comentário