Reforma Tributária: saiba quais serão os setores mais afetados com o aumento de impostos

Setores, como o imobiliário, enfrentam um cenário de incertezas. Entre elas, estão o aumento de custos em decorrência da alta tributação, a elevação do preço final dos imóveis ao consumidor e a redução de lançamentos imobiliários

Diante da recente aprovação da regulamentação da Reforma Tributária, setores como o imobiliário tendem a sofrer aumento da alíquota atual das incorporações imobiliárias, que atualmente varia entre 6,4% e 8%, e que poderá chegar a 11,98%, principalmente com a iminente entrada em vigor da proposta. Além disso, a regulamentação prevê uma alíquota de 16,78% para vendas de imóveis novos por empresas, resultado da redução de 40% sobre a alíquota geral de 27,97%.

“A implementação da Reforma Tributária, programada para iniciar em 2026, resultará em um período de transição, estendendo-se até 2032. Durante esse intervalo de tempo, as empresas enfrentarão custos operacionais adicionais, ao lidarem simultaneamente com os sistemas tributários antigos e novos”, afirma o especialista tributário e CEO da Tax All, Eduardo Araújo. Portanto, é fundamental que tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo atuem em conjunto para equilibrar as contas”, complementa Araújo.

Ainda de acordo com o especialista, uma reforma tributária mais abrangente poderia solucionar tais problemas, estendendo os benefícios da desoneração a todas as empresas e não apenas a setores específicos. Por isso, ele defende que uma abordagem equilibrada, com a cobrança de um percentual sobre o faturamento, poderia assegurar que a desoneração proporcione mais empregos e benefícios para a economia como um todo.

Demais setores e impactos

O aumento na tributação também representa um risco exponencial ao setor da construção civil, o qual conta com ampla participação no PIB (Produto Interno Bruto) e é um dos responsáveis por gerar diversos empregos no Brasil.

Já em relação ao varejo, o texto da Reforma Tributária impõe um aumento de até 18% na carga para o setor, que ultrapassa os 80% do setor de serviços.

Por fim, toda essa elevação na carga tributária, consequentemente, colocará o país em uma delicada situação de desvantagem competitiva internacional.

Sobre a Tax All:

Com sede em Brasília e escritório em Salvador, a Tax All é uma consultoria tributária empresarial cujo CEO é o especialista tributário Eduardo Araújo. Conta com uma equipe altamente especializada, composta de contadores, advogados e auditores, todos experts nas mais modernas práticas tributárias, contábeis e tecnológicas. Cada revisão é realizada com o apoio de uma estrutura tecnológica avançada e seguindo uma metodologia rigorosa. Além disso, todos os serviços prestados são cobertos por um seguro de responsabilidade civil, reforçando o compromisso da empresa com a segurança e a transparência como valores fundamentais.

Fonte: Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Por Paula Britto

Crédito: Freepik

Deixe seu comentário