Relaxa Building vence etapa de abertura da Classe C30 no Circuito Ilhabela de Vela Oceânica
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
O Relaxa Building, do Yacht Club Ilhabela (YCI), conquistou a primeira etapa da Classe C30 na 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, concluída neste domingo (23/3). O barco com sede no YCI venceu três das seis regatas realizadas em dois finais de semana e encerrou a etapa com sete pontos perdidos, considerando-se um descarte.
Kaikias EMS e Tonka, ambos também do YCI, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 11 e 13 pontos, respectivamente, com uma vitória cada. Bravo, do Iate Clube de Santos, e Caiçara KAT Technologies, do Pindá Iate Clube, também com uma vitória, somaram 18 e 20 pontos perdidos, respectivamente. A primeira das quatro etapas anuais reuniu 44 embarcações, recorde de inscritos.
O tático da Relaxa Building, Maurício Santa Cruz, elogiou a tripulação. “Sábado foi um dia ótimo de velejada, com rajadas de leste de até 18 nós (32 km/h). O barco chegou a planar no vento em popa. Corremos três regatas com uma performance muito boa, incluindo duas vitórias. No domingo, achamos que a regata seria novamente de leste, mas o vento foi morrendo e entrou o sul no Canal de São Sebastião. A Comissão de Regata (CR) acertou ao ajustar a raia ao vento. Vencemos a única prova do dia”, destacou o velejador olímpico Santinha.
“Saímos muito contentes com o resultado porque a equipe foi muito bem e mostrou que está mais entrosada nas manobras a cada regata. Foi uma semana positiva para a Classe C30, com cinco barcos na raia e disputas bastante equilibradas. Faremos ajustes no barco para melhorarmos na próxima etapa. O comandante Tomás, nosso timoneiro, estava muito concentrado na tocada do barco, o que também ajudou na parte tática”, enalteceu Santinha.
Nas demais classes, a primeira etapa da Copa Mitsubishi teve como vencedores: Ginga (HPE 25), Argos (ORC), Rudá (ORC Cruiser), Sossegado (BRA RGS A), My Boy (RGS B), Sextante (RGS C) e Morgazek (Clássicos). A segunda etapa, considerada como Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela, no final de julho, está programada para 24,25,31/5 e 1º/6.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 – Kairós – Sophia Setti – MCP Yachts – Guarujá
03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS
05 – Relaxa Building – Tomás Mangabeira – YCI
06 – Loyalty – Alex Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 – Katana – Rio de Janeiro
08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC
09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)
Fonte: APJ Esportes
Por Ary Pereira Jr
Foto: Largada da Classe C30 – Aline Bassi/Balaio de Ideias