República Dominicana vai deportar 30 mil venezuelanos ilegais

 

Medida abrange ainda alguns milhares de haitianos

governo da República Dominicana ativou um plano para localizar estrangeiros em situação irregular no país, que prevê que sejam deportados 30 mil venezuelanos.

O plano, segundo o portal “Hoy Digital”, está sendo executado por 100 inspetores da Direção Geral de Migração, com o apoio das Forças Armadas Dominicanas, da Polícia Nacional e do Ministério Público, apesar de estar em vigor o programa Plano Nacional de Regularização de Estrangeiros.

Além dos venezuelanos, a medida abrange ainda alguns milhares de haitianos. As autoridades estão fazendo buscas em 26 províncias e os estrangeiros sem documentação atualizada estão sendo levados para o Centro de Refúgio de Pessoas Detidas e Repatriadas.

Em declarações ao periódico, o embaixador da Venezuela em Santo Domingo, Alí Uzcátegui, explicou que se tratam de venezuelanos que entraram na República Dominicana como turistas entre 2010 e 2016.

O diplomata negou que haja emigração maciça de venezuelanos devido à crise político-econômica e social na Venezuela.

“Cada venezuelano tem o direito de emigrar a outros países respeitando as leis”, frisou.

Em 21 de abril, Trinidad e Tobago deportou 82 venezuelanos que viviam na ilha, supostamente por se encontrarem em situação irregular.

Em 2016 e 2017 o Presidente da República Dominicana, Danilo Medina, promoveu, sem sucesso, vários encontros de diálogo entre o Governo do seu homólogo Nicolás Maduro e a oposição venezuelana. Com informações da Lusa.

 

Fonte: Notícias Ao Minuto

Foto: DR

 

Deixe seu comentário