Ressignificar para fortalecer o movimento sindical
O cenário político e social no País pede novas batalhas e posicionamentos assertivos na defesa dos direitos dos trabalhadores
O SindSaúde-DF se aproxima dos seus 40 anos. Nesse período, muita coisa mudou. Hoje, novas configurações políticas estão colocando em perigo os direitos que já estavam garantidos. Mais uma vez, a classe trabalhadora do Brasil está ameaçada. Por isso, as nossas forças devem se concentrar na luta para que nenhuma vitória seja retirada.
No Distrito Federal, a árdua batalha pela garantia das leis continua. Os servidores da Saúde não estão cobrando do GDF nada além do comprimento da legislação. A incorporação da terceira parcela da GATA, o pagamento de pecúnias, a concessão do (TPD), e garantia da Trabalho em Período Definido isonomia os benefícios ao trabalhador da SES previstos em lei.
Ninguém está cobrando algo novo, inédito ou regalias, pois entendemos que todo o Brasil passa por um momento delicado em sua economia, só queremos o que já é nosso. É importante lembrar que, durante a campanha eleitoral, todos os candidatos já sabiam de tudo isso, inclusive foram avisados pelo SindSaúde no seminário que promovemos.
A Reforma Trabalhista, sancionada em 2017, já havia dificultado a vida da classe que produz e serve. Porém, o que já era catastrófico, está se tornando trágico, e as mudanças propostas pela reforma da Previdência castigam os mais pobres. Não podemos nos calar!
É momento de se unir, de esquecer correntes partidárias e perceber que estamos todos juntos neste barco que tende a afundar, quem não ajudar a remar, vai morrer afogado também.
Pelos aposentados, por cada um de nós e pelo futuro dos nossos filhos e netos. O momento é de reestruturar as estratégias, de arregaçar as mangas e organizar as trincheiras, de onde o movimento sindical nunca saiu.
São quatro décadas do SindSaúde-DF. Ao longo desse tempo, acompanhamos o cotidiano de diversos companheiros e companheiras. Não vamos esquecer que a vitória sempre foi a nossa maior bandeira. O convite é para estreitarmos os laços e não deixar que os engravatados acabem com os nossos sonhos de condições de trabalho favoráveis, e recebimento de direitos conquistados. Que a lei, a Constituição e a ética reinem em nosso amado Brasil.
Marli Rodrigues – Presidente do SindSaúde-DF
Fonte: SindSaúde Df – Imagem: Bruno Leão