Rio Branco (AC) completa 139 anos nesta terça-feira (28)
Localização privilegiada no coração da Amazônia faz da capital do Acre uma forte tendência turística no cenário pós-pandemia
Rio Branco (AC) completa 139 anos nesta terça-feira (28.12) trazendo ao fim do ano mais motivos para comemorar. A capital do Acre está localizada em uma região privilegiada, no coração da Amazônia, o que faz da cidade o local ideal para o ecoturismo. O Brasil está no topo do ranking dos países com mais riquezas naturais do mundo e a cidade aniversariante do dia com certeza é uma das estrelas nacionais nesse quesito e contribui para manter o país na lista dos destinos tendência no pós-pandemia.
A guia de turismo rio-branquense Gercilânia Santos afirma que na capital acreana não faltam atrativos para os turistas. “Rio Branco é uma cidade bastante acolhedora, com comidas típicas, cultura local de excelência, clima muito agradável; podemos andar com segurança e tranquilidade”, conta.
Gercilânia ressalta que os parques e os atrativos naturais são destaques da cidade e da região. Entre os locais imperdíveis, segundo ela, está o Horto Florestal, ponto de lazer de turistas e moradores, e o Parque Ambiental Chico Mendes. Inaugurado em 1996, o parque é referência no que diz respeito à fauna e flora com mais de 200 tipos de espécimes típicas da região amazônica.
O Calçadão da Gameleira, primeira rua da capital, é outro ponto de encontro de moradores e visitantes. O local recebeu este nome em decorrência de uma árvore centenária localizada à margem direita do Rio Acre que presenciou importantes marcos da história da capital e “viu” a cidade crescer e se desenvolver.
A guia de turismo Gercilânia Santos aponta ainda outros atrativos imperdíveis como o Palácio Rio Branco e o Museu da Borracha, que reúne um acervo de mais de 5.300 peças de arqueologia, paleontologia, história, coleção de manuscrito e documentos referentes aos acontecimentos no estado. O local foi sede do Ciclo da Borracha, que ocorreu entre o século 19 e 20 e colocou o látex como atividade essencial para a economia brasileira.
DESTINO INTELIGENTE – Rio Branco é uma das 10 cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para participar do projeto-piloto de implantação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país. O projeto é pioneiro e busca estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar cidades turísticas em destinos inovadores.
Participam do projeto-piloto duas cidades representando cada uma das cinco regiões do Brasil: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).
Em novembro, técnicos do Ministério do Turismo e do Instituto Ciudades del Futuro concluíram visitas técnicas a cidades que integram o projeto. As viagens incluíram a realização de oficinas presenciais e a verificação de pontos turísticos. O objetivo foi avaliar indicadores locais, identificar demandas e definir planos de ação voltados a melhorias de gestão, promoção e desenvolvimento do setor nos municípios.
Neste mês, os dois órgãos começaram a cadastrar soluções tecnológicas que possam ser implantadas em DTIs. As iniciativas elegíveis envolvem a digitalização de negócios e destinos, a personalização de experiências do visitante, marketing, economia criativa e automação, entre outros campos. As sugestões devem ser cadastradas até 28 de fevereiro de 2022. Saiba mais AQUI.
Por Vanessa Castro
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Foto: Assis Lima/MTur