Ronaldo Nogueira homenageado no Encontro de Catadores e Lideranças Empreendedoras
Deputado Vitor Paulo, Ronaldo Nogueira (ao centro), Roberta Monzini com autoridades e lideranças do setor, promotoras do encontro de catadores de materiais recicláveis e empreendedoras 2019, em Brasília.
O presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, foi homenageado no 1° Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis e Lideranças Empreendedoras – 2019, do Distrito Federal. Juntamente com lideranças empreendedoras e de catadores, no Distrito Federal. Na oportunidade (4 de julho), conheceu uma das mais modernas plataformas de recuperação de matérias recicláveis do Brasil. Visitou uma empresa de recicláveis, como também a instalação de Recuperação de Resíduos (IRR), o Centro de Comercialização de Materiais Recicláveis (CC) e dois centros de triagem, em fase final de construção. O evento contou com a participação e o apoio do deputado federal Vitor Paulo, além da senhora Roberta Monzini, representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O encontro foi promovido pela Secretaria de Relações Institucionais do Distrito Federal – SERINS, representada pelo Secretário Vitor Paulo juntamente com a Subsecretaria de Articulação Social e do Trabalho – SAST, representado pelo Subsecretário Valteni Souza.
Multiplicando oportunidades
Ronaldo Nogueira afirmou que “o Programa de Resíduos Sólidos da Funasa tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de saúde da população, com projetos de destinação e disposição final adequada de resíduos sólidos”. Segundo o presidente da fundação, “nós podemos implementar ações que multipliquem oportunidades, oferecendo mais dignidade para as pessoas e para a melhoria na qualidade de vida das comunidades, dando a devida importância que esse segmento necessita”, assinalou Ronaldo Nogueira.
Valorização e credibilidade aos catadores
O presidente da Funasa recebeu das mãos de Aline Sousa, presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (CENTCOOP-DF), um quadro de agradecimento pelo reconhecimento, valorização e credibilidade aos catadores e catadoras. “Ser presidente da segunda maior central de coletivas do país é bastante desafiador, uma missão muito importante. É uma responsabilidade muito grande ser a representante de duas mil pessoas, dentre essas, 5% mulheres. É uma satisfação enorme ver os coletores sendo reconhecidos. É um trabalho de grande importância econômica e social”, disse Aline.
Blog do Ataíde
1° Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis e Lideranças Empreendedoras – 2019
No dia 4 de julho de 2019, a Secretaria de Relações Institucionais do Distrito Federal – SERINS, representado pelo Secretário Vitor Paulo juntamente com a Subsecretaria de Articulação Social e do Trabalho – SAST, representado pelo Subsecretário Valteni Souza, promoveram o 1º Encontro com os Catadores de Materiais Recicláveis e Lideranças Empreendedoras – 2019.
O evento aconteceu na empresa Capital Recicláveis situada na Cidade do Automóvel. Participaram do evento representantes do Serviço de Limpeza Urbana – SLU, Secretaria do Meio Ambiente, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Comitê Gestor Inter setorial para a Inclusão Social e Econômica de Catadores de Materiais Recicláveis do DF – CIISC/DF, Secretaria de Estado da Fazenda, Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Associação dos Recicladores de Brasília – ARECIBRAS, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/DF), Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (CENTCOOP), Rede Alternativa, Organizações do Terceiro Setor e Iniciativa Privada atuante na Cadeia Produtiva da Reciclagem.
A SERINS, juntamente com a SAST, tem como objetivo visitar e conhecer uma das maiores e modernas plataformas de recuperação de materiais recicláveis do Brasil. Por meio disso as secretarias juntamente com órgãos do governo e a iniciativa privada buscam propostas relacionadas a desoneração da comercialização dos produtos da cadeia da reciclagem.
Na oportunidade a Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis – CENTCOOP, em nome de todos os catadores, aproveitou para homenagear e entregar o certificado de agradecimento ao Sr. Gustavo Souto Maior – Diretor Adjunto do SLU e demais autoridades presentes no Encontro que estão contribuindo para que essa nova realidade esteja presente na vida desses trabalhadores.
As ações realizadas pela SERINS e SAST será de fazer visita in loco à Capital Recicláveis; assim com visitar as instalações de Recuperação de Resíduos (IRR); visitar as obras da Central de Comercialização de Materiais Recicláveis (CC), assim como visitar as duas Centrais de Triagem e Reciclagem (CTR) que se encontra em fase final de construção. Todas as ações realizadas trarão benefícios para a população do Distrito Federal, como para as famílias dos Catadores de materiais recicláveis e principalmente para o nosso meio ambiente.
A ação inovadora que é o Centro de Triagem e Reciclagem – CTR, está sendo preparado especificamente para a atividade de manejo e destinação final dos resíduos recicláveis e rejeitos gerados, assim como a gestão de todo o complexo ficará sobre o comando dos catadores organizados em cooperativas de segundo grau com o apoio do Governo do Distrito Federal.
Já a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTRS, fará a gestão integrada de resíduos sólidos, mais precisamente, o reaproveitamento dos materiais recicláveis no DF, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos, que são premissas do desenvolvimento sustentável.
A correta destinação dos materiais recicláveis, reinserindo-os na cadeia produtiva, minimiza as demandas por matérias primas virgens e reduz os impactos ambientais da produção, além de contribuir para a composição de renda familiar dos catadores de materiais recicláveis e o aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Brasília (ASB).
A obra está em fase de conclusão será um espaço que congregará as Centrais para Triagem e o primeiro Centro Integrado de Comercialização de resíduos sólidos recicláveis do Distrito Federal e RIDE. Sendo que estes espaços comtemplarão prioritariamente os Empreendimentos de catadores que atuavam historicamente no antigo Lixão da Estrutural, mas que abrangerá demais organizações de catadores do DF.
Um novo e importante passo está se concretizando, para a sustentabilidade e consolidação do manejo e destinação sócio ambiental dos resíduos sólidos recicláveis no Distrito Federal, com a inclusão sócio produtiva dos catadores.
Fonte: Blog Edgar Lisboa/Blog do Ataíde/Annie Kettly – Foto: Divulgação