Segunda etapa de obras na Hélio Prates começa nos próximos dias

O investimento será de R$ 42 milhões, com expectativa de geração de mais de mil empregos

A segunda etapa das obras de recuperação da Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, está prestes a começar. Esta nova fase será executada em um trecho de 2,1 km da via, alcançando diretamente as quadras CNG 6, CNG 5, CNG 1, CNG 2, QNG 25, QNG 10, QNG 9, QNG 1, QI 1, QNE 35, QNE 33, QNE 31, QNE 29, QNE 27, QND 47, QND 48, QND 49, QND 50, QND 51, QND 52, QND 53, QND 54, QND 55, QND 56, QND 57, QND 58 e QND 59.

O consórcio Hélio Prates, formado pelas empresas J.F.E Empreendimento e Construções e LJA Engenharia, será o responsável pela obra que prevê, entre outros serviços, a ampliação e a remodelação de calçadas, incluindo acessibilidade e travessias de pedestres; reordenamento e pavimentação de estacionamentos; implantação de ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano; e execução de obras no interior do Parque Ecológico do Cortado, com implantação de lagoas de detenção e solução para contenção de erosão junto ao mirante do parque.

“Além de reformar essa importante via, estamos trabalhando para movimentar a economia mediante a geração de empregos. Esta é uma determinação do governador que não estamos medindo esforços em cumprir” – Luciano Carvalho, secretário de Obras

Uma das novidades desta segunda etapa da obra é a implantação do corredor exclusivo para BRT e uso do pavimento rígido (concreto) para a faixa de circulação dos ônibus e nos estacionamentos. “A faixa exclusiva para o tráfego de ônibus e do BRT será toda em pavimento rígido, que possui maior durabilidade em relação ao pavimento atualmente utilizado”, explica Ery Brandi, subsecretária de projetos, orçamentos e planejamento de obras.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, destaca que o investimento somente nesta etapa da obra será de R$ 42 milhões, com a geração de 300 empregos. “Além de reformar essa importante via, estamos trabalhando para movimentar a economia mediante a geração de empregos. Esta é uma determinação do governador que não estamos medindo esforços em cumprir”, afirma.

Primeira etapa

As obras da primeira etapa seguem em andamento e estão sendo executadas entre a Via N3 e a Via M1, nas quadras QNN 17, QNN 18, CNN 1, CNN 2, QNN 1, QNN 2, QNM 2 e QNM 1. Nesta semana, os serviços alcançaram a marca de 31,1% de execução. O consórcio HP, composto pelas construtoras LDN Ltda e AMC Engenharia e Construção Ltda é responsável pelas obras.

A Avenida Hélio Prates possui 7,2 km de extensão e cruza a cidade de Taguatinga, ligando o Sol Nascente até o Pistão Norte. A avenida abriga diversas instituições de ensino, saúde e esporte, além de residências e comércios  e, por isso, tem alto índice de circulação de pessoas e carros.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF

Brasília In Foco News/Agência Brasília

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Deixe seu comentário