SES encaminha proposta de insalubridade eventual feita pelo SindSaúde

A Secretaria de Saúde encaminhou proposta de insalubridade eventual para todos os servidores da Saúde em razão do enfrentamento à pandemia. A iniciativa acontece após pedido da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, durante reunião em 25 de março último. A insalubridade eventual seria concedida durante o período de enfrentamento à pandemia.

Marli se reuniu com o secretário de Saúde, Francisco Araújo, com a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, e com o diretor do IGES-DF, Sérgio Costa.

Na reunião, a presidente do SindSaúde pontuou que, neste momento, todos os servidores, incluindo a área meio e os setores administrativos e operacionais, estão em ambiente insalubre, em razão do alto risco de contagio do coronavírus.

“Temos que observar esse risco da pandemia para os servidores e, por consequência, para suas famílias. Enfrentamos uma situação muito grave. E não só uma ou outra função. Mas todos da Saúde que estão diretamente expostos aos riscos de contaminação no trabalho”, pontuou.

O Secretário de Saúde, Francisco Araújo, se mostrou bastante sensibilizado com a pauta e se comprometeu em envidar esforços junto à Secretaria de Economia, pasta responsável pela SUBSAÚDE, para viabilizar o pleito do sindicato.

No dia 30 de março, foi enviado ofício do Gabinete da SES para a SUBSAÚDE solicitando gestões nesse sentido.

O secretário pediu um parecer técnico quanto ao enquadramento de insalubridade de servidores que não estão em teletrabalho, apesar de lotados em atividades meio, e que estão expostos ao contágio pelo trabalho direto com pacientes contaminados ou materiais infectados passíveis de transmissão.

Fonte: SindSaúde DF | Imagem: Éder Oliveira

Deixe seu comentário