Sexta edição do Dia da Mulher terá o Outubro Rosa como tema

Voltado ao público feminino em situação de vulnerabilidade, evento da Defensoria Pública do DF contará com oferta de mamografias

A sexta edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) terá o Outubro Rosa como tema. O evento, que tem como foco o público feminino em situação de vulnerabilidade, contará com a realização de mamografias e será realizado nesta segunda-feira (2), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF – Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco G, Loja 1 – Edifício Rossi Esplanada Business.

Durante a ação, também serão ofertados diversos serviços gratuitos, como exames citopatológicos, inserção de DIU, exames de DNA, atendimentos odontológicos, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem. Além disso, haverá atendimentos de mediação, orientação jurídica e psicossocial, entre outros. Desde a primeira edição, em 2 de maio, 2.786 mulheres foram atendidas tanto pela DPDF quanto pelas instituições parceiras.

O foco desta edição é a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante esse período, diversas atividades e ações são realizadas em todo o mundo para sensibilizar a população sobre o tema.

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF é uma ação mensal destinada ao público feminino que ocorre na primeira segunda-feira de cada mês

A subdefensora pública-geral, Emmanuela Saboya, explica que, a cada edição, novas parcerias são firmadas agregando ainda mais serviços e facilitando o atendimento como a realização de mamografias e a inserção de DIU no local. “Na sexta edição teremos o apoio da Fundação Oswaldo Cruz [Fiocruz], que realizará teste de papilomavírus humano [HPV], e os casos positivos serão encaminhados no mesmo dia para o tratamento. Em breve criaremos um programa com o mesmo formato para atender, exclusivamente, pessoas com deficiência”, explicou.

Emmanuela Saboya reforça, ainda, que a oferta de serviços gratuitos relacionados ao Outubro Rosa é de extrema importância no contexto da conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres. “A iniciativa é fundamental para a promoção da saúde das mulheres, o diagnóstico precoce do câncer de mama e a construção de uma sociedade mais informada e engajada na prevenção e no combate a essa doença. É vital continuar investindo e apoiando iniciativas que ofereçam serviços de saúde gratuitos ao público feminino, não apenas em outubro, mas ao longo de todo o ano”, defendeu.

“Em breve criaremos um programa com o mesmo formato para atender, exclusivamente, pessoas com deficiência”Emmanuela Saboya, subprocuradora geral da DPDF

Marleide dos Santos Costa, 44 anos, participou da segunda edição do Dia da Mulher. A dona de casa acordou cedo e foi em busca de serviços de mamografia e ginecologia. “É uma iniciativa muito importante, porque muitas mulheres não trabalham e não têm recursos para ter esse tipo de atendimento. Nesta ação, elas conseguem utilizar o serviço de forma gratuita e com qualidade”, agradeceu.

Maria Salete de Oliveira, 49, também procurou atendimento médico no evento. Atualmente sem trabalho, ela já teve câncer de mama e precisava realizar uma mamografia, exame que está com fila de espera na rede pública de saúde. “Eu sou muito grata porque consegui fazer o meu exame. Como estou sem renda neste momento, foi uma ajuda muito bem-vinda”, contou. “Recomendo não só essa ação, como já precisei da Defensoria Pública do DF outras vezes e fui muito bem atendida. Só tenho a agradecer”.

Dia da Mulher

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF é uma ação mensal destinada ao público feminino que ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, o evento será realizado no primeiro dia útil subsequente. A ação tem como parceiros nesta edição o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Administração Regional do Plano Piloto, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e secretarias de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), da Mulher do DF (SMDF), de Saúde do DF (SES), de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet).

*Com informações da Defensoria Pública do DF

Fonte: Agência Brasília

Foto: Divulgação/DPDF

Deixe seu comentário