SindSaúde se reúne com BRB e busca maior carência e menores juros para endividados
BRB apresentou um cadastro online para atendimento e análise de cada caso
O SindSaúde se reuniu na terça-feira (9), com o subsecretário de Relações Institucionais do DF (Seris), Valteni Souza, e com a Diretora de Crédito e Clientes do BRB, Cristiane Bukowitz. O encontro ocorreu no anexo do Palácio do Buriti e teve por pauta a situação dos servidores públicos superendividados.
A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, abriu a reunião apresentando a atual situação de boa parte dos servidores da Saúde. Segundo ela, a maior parte da categoria está adoecida e com dívidas com os bancos, situação que reflete na família, no trabalho e na saúde mental dos trabalhadores. Então, reivindicou ao BRB uma proposta de renegociação das dívidas que facilite o pagamento, com carência de 4 meses e menores juros nas parcelas.
A representante do banco afirmou que a atual gestão do BRB está trabalhando para contemplar os endividados e proporcionar melhores condições aos servidores. Cristiane explicou que o Programa de Consultoria Financeira, lançado em 11 de fevereiro deste ano, visa atender com exclusividade os clientes que possuem elevado comprometimento de renda. Ela disse ainda que o Programa possui taxas especiais e atendimento individualizado, além da possibilidade de o BRB comprar os empréstimos parcelados realizados em outras instituições financeiras.
Na primeira fase do programa estão sendo contemplados de imediato os servidores do Governo do Distrito Federal que possuem comprometimento com 50% ou mais da renda mensal em dívidas. Assim, o sindicato questionou sobre os trabalhadores que possuem menos do que esta porcentagem, mas que também sofrem dificuldades em renegociar seus débitos.
A diretora apresentou uma plataforma digital (consultoriafinanceira.brb.com.br), onde todos os servidores podem solicitar sua análise e assim facilitar o atendimento para cada caso.
Ao ser questionada sobre a carência para início do pagamento, a diretora afirmou que o programa já oferece até 59 dias para que o cliente comece a pagar. O SindSaúde pediu para que esta carência seja maior, 120 dias. O pedido vai ser analisado pelo banco.
Por fim, o subsecretário, acrescentou nas propostas apresentadas que os sindicatos são parceiros que podem ajudar a divulgar estas iniciativas do banco. “Por que não o Banco dar cursos de gestão financeira aos servidores?”, questionou Valteni Souza. Cristiane respondeu que isso já existe no banco há 10 anos, porém ainda é desconhecido.
“Ficou claro que um dos maiores problemas do BRB é a comunicação com seus clientes, que são por sua maioria os servidores públicos do DF. O banco precisa melhorar isso. Diariamente recebemos reclamações que estes programas do BRB não são claros e de difícil acesso. Após esta reunião acompanharemos os servidores que estiverem endividados e cobraremos da instituição um atendimento de qualidade e dentro do que eles mesmos estão divulgando no Programa de Consultoria Financeira”, destacou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.
O Programa de Consultoria Financeira possui a Agência situada na W3 Sul, quadra 509, Bloco B, Lojas 70/71 – Asa Sul – Brasília – DF que é referência para que o cliente possa elaborar um plano da sua situação econômica, além de obter informações especializadas sobre crédito, finanças e investimentos.
SOLICITE SUA ANÁLISE NO PROGRAMA DE CONSULTORIA FINANCEIRA DO BRB: consultoriafinanceira.brb.com.br
Fonte: SindSaúde DF – Imagem: Bruno Leão