Sucessão familiar: 8 empreendedores que já estão na segunda gestão com sucesso nos negócios

O setor de franquias, que atingiu um faturamento recorde de R$ 121,766 bilhões no primeiro semestre de 2024, é um terreno fértil para esse tipo de transição

O setor de franquias, que atualmente reúne mais de 3 mil marcas no Brasil e alcançou um faturamento recorde de R$ 121,77 bilhões no primeiro semestre de 2024, se mostra um terreno fértil para a sucessão familiar. Esse processo, em que o sucesso nos negócios é transmitido de geração em geração, permite uma transição mais fluida. Os novos gestores, ao assumirem o comando, incorporam uma visão moderna, sem abrir mão da tradição e dos valores que garantiram o sucesso do empreendimento.

A sucessão familiar tem ganhado cada vez mais espaço no universo das franquias no Brasil, consolidando-se como uma estratégia eficaz para assegurar a continuidade dos negócios. De acordo com uma pesquisa da PwC Brasil, divulgada em 2023, 45% das empresas familiares no país já contam com a segunda geração envolvida na gestão ou operação direta do negócio. Esse dado reflete o aumento da tendência entre franqueados, em que os filhos assumem a liderança, preservando o legado familiar e agregando inovações à operação.

Seguem abaixo oito empreendedores que já estão ativos e se preparam para dar o próximo passo natural no contexto de empresas familiares. Eles têm se destacado em segmentos diversos, como alimentação, educação, vestuário, serviços e limpeza, mostrando que a sucessão familiar pode ser uma estratégia eficaz para garantir a continuidade e o sucesso dos negócios.

Água Doce Sabores do Brasil

Franqueado da Água Doce Sabores do Brasil há 30 anos, Roberto Nakanishi, de 56 anos, conheceu a marca por meio de seus familiares. Após um longo período no Japão junto com sua esposa, Roseli Nakanishi, de 55 anos, Roberto voltou ao Brasil para fixar moradia e para iniciar sua jornada no empreendedorismo. Foi dessa forma que o casal foi apresentado ao fundador da rede de franquias, Delfino Golfeto, e investiu em uma operação da marca em Maringá, no Paraná. Com objetivo de expandir, o filho do casal, Vinicius Nakanishi, de 23 anos, formado em administração de empresas, foi inserido ao negócio para assumir, aos poucos, a administração do restaurante. “Desde quando era estudante, o Vinicius já estava passando por um treinamento focado na parte administrativa, controles, gestão de custos e DRE. Após concluir o curso, ele está mais à frente de algumas demandas operacionais, como a parte financeira, e acompanhando as inovações do nosso segmento. Este movimento já é parte da sucessão da empresa. Com a nossa parceria, já estamos prospectando a ampliação dos nossos negócios, investindo em uma operação da Água Doce voltada para o delivery. Tenho certeza de que com minha esposa e meu filho ao lado, teremos sucesso neste novo empreendimento”, revela.

Calçados Bibi

Franqueada da Calçados Bibi em Goiânia (GO) há 17 anos, Maria Angélica Fortaleza Vilela conta que buscava por franquias do segmento feminino para ingressar no empreendedorismo, mas devido à dificuldade de encontrar sapatos para sua filha, que tinha apenas seis anos na época, resolveu apostar no universo infantil. O sucesso foi tanto que apenas um ano depois, a empresária inaugurou sua segunda operação da Bibi. “Quando eu cheguei na capital goiana, aqui só existia uma rede calçadista infantil, que atuava por meio do conceito de multimarca. Eu tinha dificuldade em comprar os calçados que minha filha queria, porque além de não ter a numeração disponível, não havia outras opções de lojas para suprir a demanda. Refletindo sobre isso, eu vi uma oportunidade de mercado e abri meu próprio negócio”, revela. Após anos, a franqueada investiu no retrofit de uma das operações e conta que já passando algumas demandas das lojas para a filha, Vitória, hoje com 23 anos, apostando no conceito de sucessão familiar. “Após analisar minha trajetória profissional, iniciei um processo de sucessão com a minha filha, seguindo como mentora dos negócios nesta nova fase. Além de um visual mais moderno para o PDV, com o apoio dela, traremos um olhar de uma pessoa jovem, com novas ideias e visões de mercado e encantada com o varejo que, sem dúvidas, trará excelentes resultados às nossas operações. Fico feliz em vê-la seguir meus passos e de saber que ela irá assumir a franquia de uma marca que esteve presente em sua vida desde a infância”, conta Angélica.

Divino Fogão

José Augusto Babini, de 62 anos, possui quatro lojas do Divino Fogão em Pernambuco, localizadas no Shopping Recife, Shopping Tacaruna, e no shopping Rio Mar Recife, na capital do Estado, e no Shopping Guararapes, na cidade de Guararapes. Além dessas, conta também com uma loja em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no Shopping Norte Sul. Franqueado há 18 anos da marca que tem mais de 218 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, entre restaurantes e dark kitchens, o profissional de marketing conta com a ajuda dos dois filhos, Djoey Vinicius e Djony Leandro, para administrar os restaurantes. Babini revela que tudo começou quando os filhos foram morar com ele e, gradualmente, foram se envolvendo nas atividades das franquias. Atualmente, Djoey cuida de duas unidades Shopping Recife e Shopping Rio Mar, Djony cuida da unidade situada no matro Grosso do Sul, e junto com a esposa, Babini administra as unidades do shopping Tacaruna e Shopping Guararapes. Além disso, a partir de 20 de setembro, o franqueado abre uma operação em Caruaru, também em solo pernambucano. Para Babini, ter a presença dos filhos em seus negócios é extremamente gratificante. “Meus filhos vestem a camisa da marca e amam o que fazem. Tê-los comigo nesta jornada do empreendedorismo permite que estejamos mais próximos e também traz um frescor para os negócios, já que realizamos reuniões entre nós, em que damos ideias e sugestões para melhorias das operações. Os restaurantes do Divino Fogão são os negócios da minha família e fico feliz de ter o suporte dos dois nesta trajetória de sucesso. Naturalmente, o processo de sucessão foi iniciado com meus filhos e quem sabe, no futuro, tenhamos o apoio dos meus netos também”, comenta.

iGUI

Felipe Cipriano começou a trabalhar com a iGUi – a maior produtora e comercializadora global de piscinas pré-fabricadas – após se inspirar em seu pai, Carlos Cipriano, que era dono de uma loja da Rede na cidade de Suzano (SP).

Motivado pelo espírito empreendedor visto na família, Felipe assumiu a gestão de uma unidade em Resende (RJ) durante nove meses, mas em 2019 os planos mudaram após seu pai comprar a iGUi de São José dos Campos, também em São Paulo. Sendo assim, o comando de Suzano foi transferido para o filho que, por sua vez, deixou a unidade do Rio de Janeiro com outro sócio. “Quando a gente pega uma coisa de alguém, ela está toda moldada na pessoa que estava lá, pois os costumes e a metodologia do outro são completamente diferentes. Então leva um tempo para fazer essa troca, para todo mundo entrar na mesma frequência e para entender como funciona”, conta Felipe.

Microlins

Na Microlins há mais de 20 anos, Marina Fernandes ingressou na marca como estudante de rotinas administrativas aos 21 anos. Dentro da empresa, se desenvolveu profissionalmente e construiu sua carreira. Galgando novos desafios, foi gestora da unidade da rede em São Matheus, na cidade de São Paulo. Foi quando recebeu a proposta de assumir a operação onde atuava. A partir disso, não parou mais. Atualmente, a empresária se tornou uma multifranqueada, sendo responsável por 10 escolas da Microlins, com planos de abertura de mais 10 nos próximos anos. Para ajudar com os negócios, Marina conta com a ajuda de sócios e da filha Isabela Fernandes, de 27 anos. A entrada da primogênita na empreitada ocorreu de maneira fluída e seguindo os mesmos passos da franqueada: desde a base. “Quando me tornei gestora, a Isabela foi contratada como estagiária para auxiliar em pequenas demandas. Ao me tornar franqueada, ela foi junto e ali se desenvolveu profissionalmente. Eu digo que não tenho um plano desenhado de sucessão, até porque planejo administrar as escolas por muitos anos, mas por ela me acompanhar e cuidar da parte de implantação, consequentemente, ela quem dará andamento na cultura que desenvolvi para os negócios no futuro”, comenta Marina.

5àsec

A sucessão dos negócios da família Saidel ocorreu naturalmente. A matriarca, Rosa Saidel, foi a impulsionadora do movimento, ingressando no segmento de franchising em 2007 com a abertura de uma operação da 5àsec na capital paulista. O filho Alexandre, na época estudava Arquitetura fora do Brasil e após a conclusão do curso, retornou ao País e pouco a pouco se envolveu na unidade administrada pela mãe. Este foi o começo de uma parceria de sucesso entre os Saidel. Atualmente com nove lojas e três lockers, mais conhecidos como armários digitais, da 5àsec, considerada a maior rede de lavanderias do Brasil, Alexandre conta que a ideia era auxiliar a mãe com demandas pontuais e que quando se deu conta já estava completamente envolvido e apaixonado pelo negócio. “Gradativamente notei que tinha tino para ser empreendedor. Juntos, minha mãe e eu ampliamos nossa atuação dentro da franquia e somos exemplo de êxito trabalhando com familiares. Dessa forma, acredito que a sucessão dos negócios está sendo feita desde que assumi parte do gerenciamento das operações, porém tenho certeza de que foi o apoio da minha mãe que me impulsionou e motivou a ser empreendedor e seguir por este caminho”, revela Alexandre.

Prepara Cursos

Franqueado da Prepara Cursos desde 2010, Manuel André Capelo ingressou na rede após a busca por negócios de educação para investir após a aposentadoria. A rede de cursos profissionalizantes foi a escolhida pelo empreendedor após verificar que em seu estado natal, no Ceará, só existia uma operação da marca na época. Com a abertura da unidade, Saymon André Capelo, filho de Manuel, também entrou nesta jornada com o pai. A sucessão dos empreendimentos abertos pelo franqueado foram repassados de forma gradual ao filho, que atualmente administra as duas escolas da empresa localizadas em Fortaleza e em Caucaia, na região metropolitana da capital cearense. “Hoje em dia, o Saymon é quem está à frente dos negócios integralmente. Eu presto apoio ou auxílio quando ele precisa de ajuda em tomadas de decisão. Fico feliz pelo meu filho ter seguido os meus passos no empreendedorismo dentro do franchising e torço para que ele tenha muito sucesso nessa empreitada, como eu também tive”, revela Manuel.

Rockfeller

A sucessão familiar é um tema de grande relevância no universo empresarial, especialmente quando envolve o preparo das próximas gerações para a continuidade dos negócios. No caso de Iara Dietrich, franqueada da Rockfeller, essa transição já está em curso, com a filha Maria Clara assumindo um papel vital na gestão e expansão da escola de idiomas. Enquanto Iara, aos 62 anos, segue ativa e engajada, ela reconhece a importância de preparar sua filha para o futuro. “Ainda não me vejo fora dos negócios, mas quando esse momento chegar, terei a tranquilidade de saber que Maria Clara estará bem encaminhada, pronta para seguir com o legado que construímos juntas”, afirma Iara. Esse processo gradual de sucessão familiar não apenas garante a continuidade do empreendimento, como também fortalece os laços entre gerações, que proporciona uma base sólida para o futuro da empresa.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Por Marcela Baptista

Foto: Reprodução 

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