Surpreenda-se com Boa Vista!

 

Aos 128 anos, a aniversariante do dia, Boa Vista, fundada em 9 de julho de 1890, é a capital brasileira mais distante de Brasília e a única localizada no hemisfério norte

09 07 18 EDERSON BRITO ORLA TAUMANAN BOA VISTA RR
Orla Taumanan, Boa Vista (RR). Crédito Edson Brito

Boa Vista (RR), na margem direita do rio Branco, nasceu de uma fazenda de gado. É a única capital brasileira totalmente acima da linha do Equador e completa nesta segunda-feira (09), 128 anos de existência. O traçado urbano radial, com ruas largas, lembra um leque e destaca-se entre as demais capitais da Amazônia.

As avenidas convergem para a praça do Centro Cívico, no “coração da cidade”. E é na praça monumental que se concentram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Roraima, além de atrativos turísticos entre palácios, teatros e igrejas, como a Catedral do Cristo Redentor e a Matriz de Nossa Senhora do Carmo, o templo mais antigo de Boa Vista, de 1892.

Além do Centro Cívico, no coração de Boa Vista, o roteiro turístico inclui a Orla Taumanan, uma das principais atrações da capital. O passeio público em forma de plataforma, na margem do rio Branco, conta com bares e restaurantes. A Praça das Águas é um complexo de esporte e lazer com fontes luminosas sincronizadas com a música. Tem também o Portal do Milênio, o Centro de Artesanato e Cultura, com destaque para artigos indígenas e o Parque Anauá.

09 07 18 Detalhes Matriz NSenhoraCarmo EdsonBrito
Matriz de Nossa Senhora do Carmo, Boa Vista (RR). Crédito: Edson Brito

Os igarapés Azul e Água Boa e o passeio de barco até a outra margem do rio Branco, onde fica a praia Grande, estão entre as opções de banho para os turistas. Tem caiaque, Stand up Paddle e kitesurf. Uma trilha de 5 km leva o visitante, a pé ou de bicicleta, até o topo da Serra Grande. Entre os atrativos históricos, o Forte São Joaquim, de 1775, localizado a 32 quilômetros da cidade, é o marco da ocupação que deu origem a capital mais ao norte do Brasil.

Boa vista fica distante 4.275 km de Brasília. A principal ligação com a capital de Roraima é de avião. Por terra, até Manaus (AM), a capital mais próxima, são 820 km pela BR-174, sendo que 122 km cortam o território indígena Waimiri Atroari. A capital Boa Vista é o ponto de partida das expedições brasileiras e internacionais que sobem o Monte Roraima na divisa do Brasil com a Venezuela (210 km) e a Guiana Inglesa (127 km).

Outro atrativo natural roraimense visitado a partir de Boa Vista é a serra do Tepequém. Um destino de natureza e aventura com trilhas, cachoeiras, gastronomia e clima ameno. Uma viagem para quem gosta de ecoturismo. Além da beleza natural, Roraima tem a maior população indígena do Brasil. A riqueza cultural conta com fortes elementos indígenas, principalmente do povo Yanomami e dos garimpeiros nordestinos. A culinária oferece um cardápio variado e exótico com pratos originários das cozinhas indígena e típica do Nordeste. Influência que se repete no artesanato, na música e nas danças regionais.

 

Fonte: Ministério do Turismo

Por Geraldo Gurgel

Fotos: Edson Brito

 

Deixe seu comentário