Taguatinga recebe 7ª edição do festival Bonecos de Todo o Mundo

Com apoio do GDF, evento terá entrada gratuita e espetáculos de grupos do Brasil, Chile, México e França; apresentações vão até o domingo (26)

O festival internacional Bonecos de Todo o Mundo chega à sétima edição em Taguatinga com espetáculos e shows até domingo (26). A programação reúne companhias artísticas brasileiras – do Distrito Federal e de São Paulo – e de outros países, como Chile, México e França.

Apresentações têm linguagem acessível e são liberadas para públicos de todas as idades | Foto: Divulgação

Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), as apresentações são gratuitas e oferecem um intercâmbio cultural com arte, comédia e diversão. Durante o fim de semana, os espetáculos tomam conta de diferentes espaços da cidade: o Ponto de Cultura Invenção Brasileira, o Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga e o Taguaparque.

“Todas as edições do festival são em Taguatinga, e achamos muito importante mantê-lo aqui porque ele movimenta não apenas a cultura local, mas também o turismo” Clara Nugoli Simões, coordenadora-geral do festival

O teatro popular com bonecos é uma arte milenar conhecida ao redor do mundo. E esse festival, criado em 2018, promove o encontro intercultural entre bonequeiros de diversas nacionalidades, apresentando ao público diferentes linguagens e técnicas de manipulação dos fantoches.

Cultura e turismo

“Todas as edições do festival são em Taguatinga, e achamos muito importante mantê-lo aqui porque ele movimenta não apenas a cultura local, mas também o turismo”, avalia a coordenadora-geral do projeto, Clara Nugoli Simões. “Muitas pessoas vêm do Plano Piloto, de outras regiões, e acabam conhecendo a cidade. Somos de Taguatinga, e, para nós, é muito importante que as pessoas venham para cá.”

Esta edição também oferece uma novidade interativa para os pequenos. No hall de entrada do Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga, onde as apresentações ocorrem até sábado (25), as crianças podem soltar a imaginação e criar o próprio espetáculo de mamulengos.

Os shows da noite desta sexta (24) contam com ferramentas de acessibilidade, como audiodescrição e visita guiada, a partir das 18h, para pessoas com deficiência visual. O festival também tem espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Veja, abaixo, a programação deste fim de semana:

→ Benedito no Pilão | Sobrevento (SP) – com audiodescrição e Libras
Sexta (24), às 19h30, no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga

→ A Chegança da Burrinha Calunga | Mamulengo Fuzuê (DF) – com audiodescrição e Libras
Sexta, às 21h30, no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga

→ Bate-papo: Teatro de bonecos, formação e intercâmbios – com Libras
Sábado (25), às 15h, no Ponto de Cultura Intervenção Brasileira

→ Tawá Tingá: o Rio, a Cidade e a Onça | Casa Moringa (DF)
Sábado, às 19h30, no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga

→ Variación de Títeres para unas Manos | Guiñoleros (México)
Sábado, às 21h30, no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga

→ Los Sueños de Federico – Roberto Oyarzun (Chile)
Domingo (26), às 9h30, no Taguaparque

→ Mateus da Lelé Bicuda – Mamulengo Presepada (DF)
Domingo, às 10h, no Taguaparque

→ En Attendant Margot – La Malette (França)
Domingo, às 10h30, no Taguaparque

→ Variación de Títeres para Unas Manos – Guiñoleros (México)
Domingo, às 11h, no Taguaparque.

Fonte: Agência Brasília

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário