Taguatinga terá uma semana de celebração de Pentecostes, a partir de deste domingo
Veja como será a festa reservada para a celebração da Semana de Pentecostes
Ainda maior e mais prestigiada, pela celebração dos 20 anos de evento, a Semana de Pentecostes começará neste domingo (dia 13 de maio), às 16h, com celebração de missa. Antes, um histórico das edições será recapitulado, às 15h. Em momentos distintos, duas áreas (a maior sendo o Taguaparque) foram reservadas para o evento previsto para reunir mais de três milhões de fiéis, ao longo de sete dias. Assim como no domingo (dia 13), o período de segunda a quinta (com missas às 19h) terá atividades abrigadas na Paróquia São Pedro (QSD 25 — Área Especial de Taguatinga Sul).
Curas, renovação de fé e agradecimentos por graças alcançadas estão entre as metas dos cristãos da festa materializada no valor simbólico de velas abençoadas. “As pessoas buscam curas até mesmo para outras. É importante destacar que não vendemos velas: as pessoas compram, e levam de casa”, explica Giane Silva, uma das assessoras da festividade.
Com início (domingo), às 16h, as missas costumam ter duração média de três horas. Uma sinalização reforçada, com atenção especial para as faixas de pedestres na QSD 25 devem garantir a segurança para o fluxo de fiéis, domingo, em número estimado de 22 mil pessoas. Só moradores transitarão de carro nas áreas das QSD 28, 30 e 32, que, domingo, permanecerão fechadas.
Quatro telões reproduzirão, do lado de fora da paróquia, a missa conduzida pelo padre Moacir Anastácio. Dentro da Igreja, há previsão de circulação de quatro mil fiéis. As missas de cura e libertação transcorrem até quarta-feira. Na quinta, a missa ganha o nome de Envio — agrupando voluntários de diversas pastorais do Distrito Federal.
O evento culmina com a lembrança da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, 50 dias após a Páscoa. De sexta a domingo (dias 18, 19 e 20 de maio), o Taguaparque ( Pistão Norte) terá estrutura especial para o recebimento de público estimado em três milhões.
O coordenador da festa, W. Berthier Araújo, explica a multiplicação da estrutura: “Para evitar problemas de trânsito, contaremos com 70 pessoas treinadas para obedecer normas do Detran. Neste ano, teremos 11 telões, dez praças de alimentação, dez ponto para comercialização de camisetas, livros e terços, além de 300 banheiros químicos (a cada dia). O palco terá o dobro de tamanho — serão 400 metros quadrados”.
A semana de Pentecostes tem como ponto alto a bênção de velas que representam ações do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, a estimativa é de 650 mil pessoas, a cada dia, passem pelo Taguaparque.
*Há 20 anos, milhares de fiéis comparecem para a celebração da Semana de Pentecostes
Fonte: Correio Braziliense
Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press