TCDF julgará processos do Instituto Candango de Solidariedade (ICS)
Escândalo da gestão Roriz, os processos relacionados ao Instituto Candango de Solidariedade (ICS) que tramitam no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) serão julgados na próxima terça-feira (8/5). Distribuídas para diversos conselheiros, todas as ações serão discutidas na sessão plenária – independentemente de quem esteja responsável pelos autos.
Qualificado formalmente em 1998, por lei distrital, como organização de interesse social e de utilidade pública, passível de receber uma série de benefícios fiscais, o ICS funcionava, de acordo com as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal, como um cabide de empregos para indicações políticas. Além disso, os responsáveis pela entidade foram acusados de cobrar propina ao contratar empresas prestadoras de serviços.
Por causa das denúncias, quatro presidentes e três diretores tornaram-se réus de ação penal por sonegação e apropriação indébita previdenciária, em 2014. Desqualificado, o ICS deixou uma dívida acumulada que, conforme cálculos da Receita Federal, ultrapassa R$ 216 milhões.
Fonte: Metrópoles
Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles