TCDF multa SES por falta de equipamentos e transparência nas contas
Corte penalizou o órgão por conta de falhas no atendimento à população
O menosprezo do governo do Distrito Federal à Saúde Publica ganhou hoje novos contornos. No Diário Oficial do DF desta sexta-feira (19), o Tribunal de Contas do DF (TCDF) publicou duas multas à Secretaria de Saúde, ambas referentes à falta de equipamentos e exames.
A primeira multa, fixada no valor de R$ 5 mil, está relacionada a “ociosidade de equipamentos para dosagem de exames e gasometria”. No texto, o TCDF diz que a SES deixou “de realizar estudos técnicos preliminares para aquisição dos equipamentos AQT 90 e ABL 80”. Esses aparelhos são utilizados para análises sanguíneas.
No mesmo contexto, mas em outra decisão, a Corte multou a Saúde em R$ 2,5 mil por “autorizar a compra dos equipamentos ABL 80 sem que a área demandante apresentasse estudos técnicos preliminares”.
A pasta deve pagar a dívida em até 30 dias.
Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, o governo falha ao não prestar corretamente as contas à população. “A multa aplicada pelo TCDF é simbólica, mas o Tribunal corrobora a ineficiência do governo quanto à licitação e o oferecimento de exames na rede de Saúde do DF”, afirma a presidente.
Fonte: SindSaúde DF
Foto: Éder Oliveira/SindSaúde DF