Teatro de rua celebra 7 de setembro e critica promessas em período eleitoral
Peça O Camelô e o Coronel estará em cartaz, de graça, neste fim de semana e até 29 de setembro nas regiões do Paranoá e Itapoã
Vai ter teatro de graça, sim senhor. Para comemorar o aniversário de Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, neste fim de semana a produtora Oitava Artes Produções e o Grupo Teatro Mesmo levarão a peça O Camelô e o Coronel para o público das regiões administrativas do Paranoá e Itapoã. O espetáculo, uma comédia com reflexões sobre o período eleitoral, será apresentado neste sábado (8/09), às 17h, na Quadra Coberta do Itapoã (Quadra 61 – Área Especial/Del Lago). Já no domingo (09/09), será reprisado na Praça da Quadra 9 do Paranoá, também às 17h. A entrada é franca. Classificação livre.
Levar o teatro para as ruas, fomentar a formação de plateia nas regiões administrativas do Distrito Federal, em especial o Paranoá e o Itapoã. Este é o intuito da produtora Oitava Arte Produções que, coordenada pelo artista e produtor Januário Jr, pretende levar ao público entretenimento e cultura popular.
Em O Camelô e o Coronel temos uma história leve, divertida, de dar boas gargalhadas. Na trama, os atores Jefferson Leão, Elder de Paula, Januário Jr., Letícia Lins, Arthur Matos e Taty Alves criticam, de forma humorada, as inúmeras promessas feitas por políticos em período eleitoral, a partir das inspirações da literatura de cordel.
A história fala de um camelô (Jefferson Leão) que chega na cidade para vender, entre outras coisas, cordéis e uma “banha maravilhosa” que cura tudo, desde dor em fio de cabelo até feiura. Cativante, o camelô é convidado para trabalhar na campanha de um coronel que quer se reeleger pela 8ª vez como prefeito da cidade. O coronel (Elder de Paula), no entanto, promete mil coisas para o camelô que não são cumpridas. É quando o mesmo desmascara a autoridade.
“Queremos apresentar um teatro bem montado, de qualidade e grátis para as praças e escolas do Paranoá e Itapoã. É uma comédia leve, que estará em cartaz até o dia 29 de setembro nas ruas das regiões administrativas. E calhou bem, pois representa várias reflexões com muito humor em pleno período eleitoral. A ideia é propor a conscientização para que os espectadores não caiam em qualquer promessa de políticos oportunistas”, destaca Januário Jr., que também assina a direção e o roteiro do espetáculo.
O Camelô e o Coronel é uma realização do Teatro Mesmo, grupo fundado e coordenado por Januário, no Paranoá, em 2012. O projeto tem o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal
Ficha técnica:
Texto e Direção: Januário Jr
Pesquisa: Jefferson Leão e Januário Jr
Elenco: Jefferson Leão, Elder de Paula, Januário Jr., Letícia Lins, Arthur Matos e Taty Alves
Produção Executiva: Liana Farias e Luciana Holanda
Produção: Oitava Arte Produções
Coordenação de Produção: Luciana Holanda
Direção de Arte, Figurino e Maquiagem: Carmen San Thiago e Marcelo Mourão
Preparação de Elenco: Silvia Paes
Preparação Vocal: Gislene Rodrigues Macedo
Trilha Sonora e Sonoplastia: Tiago Santos TG
Web Design: Erik Batista
Redes Sociais: Thays Puzzi
Foto e Vídeo: Vladimir Luz, Samy Sousa
Projeto Gráfico: Januário Jr e Luis Felipe
Equipe Multiárea: Jefferson Leão, Tiago Santos TG, Januário Jr., Luciana Holanda, Luís Felipe, Amaury Pereira e Dellano Lopes.
Assessoria de imprensa: Baú Comunicação Integrada
Serviço:
O Camelô e o Coronel
Sábado (8/09)
Horário: 17h
Local: Quadra Coberta do Itapoã (Quadra 61 – Área Especial/Del Lago).
Domingo (09/09),
Horário: 17h
Local: Praça da Quadra 9 do Paranoá
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: 9524-2701
Fonte: Baú Comunicação Integrada – Brasília/DF
Foto: Vladimir Luz