“Temos que rever urgente a burocracia”, destacou Paulo Uebel, do Ministério da Economia, em debate na Pampa
Para Ronaldo Nogueira, “microempreendedor, muitas vezes, é desestimulado pelo excesso de normas”
Porto Alegre – Em debate, na TV pampa, governo e empresariado destacam problemas da burocracia para o desenvolvimento. Entre os temas abordado: a burocracia e como ela pode afetar os serviços e o andamento da sociedade.
“Temos que rever urgente a burocracia”, destacou o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Paulo Uebel. Ele explicou que existe a “burocracia boa”, porém, quando não estiver envolvida a segurança das pessoas, ela não é necessária e se torna ruim. A fala foi apoiada pelo presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, que acrescentou a visão de quem quer empreender. “O Microempreendedor, muitas vezes, é desestimulado pelo excesso de normas”, pontuou Nogueira.
O representante da Funasa citou como exemplo de problema burocrático o E-Social, destacando que há várias dificuldades no sistema. O secretário de Governança e Gestão Estratégica do RS, Cláudio Gastal, disse que há uma grande divisão de opiniões sobre o sistema e que pretende tratar disso em breve no governo, já que considera “uma discussão que terá que passar por revisão na lei”.
O apresentador do programa, Paulo Sérgio Pinto, ainda trouxe outros temas de destaque no cenário atual do país e do estado, como as alterações nas placas de trânsito, a saída da fábrica da Pirelli de Gravataí e a recuperação fiscal. O presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais do RS, Eduardo Fernandez resumiu os debates, após a abordagem dos assuntos, assinalando: “Se a gente quer um novo Brasil, temos que participar”.
Fonte: Blog Edgar Lisboa / Site TV Pampa – Foto: Reprodução