TEMPO SECO NO DF: Saiba como se proteger de doenças respiratórias com o tempo seco e a baixa umidade do ar
Especialista destaca alguns cuidados a serem tomados com as mudanças climáticas nessa primeira quinzena de agosto
A primeira quinzena de agosto tem sido cruel para muitas regiões pelo Brasil, entre elas o Distrito Federal, já que, de acordo com o Climatempo, a umidade relativa do ar tem variado de 10% a 15% em algumas localidades, fato que precisa ser levado em consideração pelas autoridades e pela população.
Com o calor e os termômetros mais elevados, o tempo fica mais seco, aumentando a incidência de problemas respiratórios consideravelmente. Segundo o Ministério da Saúde, o período requer cuidados especiais, que valem principalmente para as pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares e relacionadas ao coração.
“Com a redução da umidade, as membranas oculares, bucais e nasais podem ficar desidratadas, facilitando a influência de elementos externos, como microrganismos e germes, ou mesmo substâncias poluentes resultantes de incêndios ou queimadas. Algumas das principais doenças que podem se manifestar nessa situação são: rinite, sinusite, pneumonia e asma”, comenta a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília, Juliana Lins.
Segundo a especialista, a preocupação é maior com as crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar ou falta de ar, deve-se buscar atendimento profissional na unidade de saúde próxima a sua residência.
A docente explica que, em dias muito quentes, é importante beber uma quantidade maior de água, garantindo a hidratação, usar roupas leves e manter uma alimentação equilibrada. “É fundamental elevar o consumo de líquidos, e outra sugestão envolve em limpar as narinas com soro fisiológico e preservar a hidratação da pele por meio do uso de loções hidratantes”, orienta.
Abaixo, a especialista elencou algumas dicas para aliviar os sintomas de problemas respiratórios em períodos secos e com temperaturas mais elevadas:
- Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
- Faça refeições leves com legumes, verduras, consuma frutas nos intervalos das refeições;
- Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
- A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade e a recomendação é o uso de hidratantes;
- Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas no nariz para melhorar sua respiração, já em caso de ressecamento dos olhos você pode pingar gotas para hidratação.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.
Acesse o site e o blog para mais informações.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Cogna/SP
Por Nicholas Montini Pereira
Foto: Divulgação