Terceira edição do evento Reverbera – (Re) Conexão de Imaginários

Inscrições para oficinas e mentorias estão abertas. Evento acontecerá de 6 a 12 de dezembro de 2021

Oficinas, shows, mentorias, mesas de debates realizadas por mulheres produtoras e multiaristas com os motes da inclusão, respeito, conexão e a proximidade. Em sua 3ª edição, a Reverbera chega com o nome Reverbera –  (Re) Conexão de Imaginários para trazer para dentro das residências de Brasília e de todo o Brasil uma programação recheada e gratuita. O evento acontecerá de 6 a 12 de dezembro de forma on-line e ao vivo pelo Instagram: @reverberaa. Livre para todos os públicos.

Divulgação – Foto: Ju Uepa

Cinco manifestações de cinco artistas brasilienses representantes da dança, da música, do teatro vão ocupar a Praça dos Três Poderes da capital federal no segmento Reverbera Manifesto. Neste recorte do evento que acontecerá de seis a 10 de dezembro, sempre às 19h ao vivo no Instagram da Reverbera – as artistas estão na Esplanada -, será feito um manifesto artístico, social e político destas mulheres da arte da capital do Brasil.  Em ordem se apresentarão Áurea Liz (teatro – 6 de dezembro), Ísis Zavlyn (música – 7 de dezembro), Beatriz Águida (música – 8 de dezembro), Ana Poney (dança – 9 de dezembro) e Iris Marwel (música – 10 de dezembro).

Mas não para por aí. Mentorias para as mulheres do mercado das artes performáticas serão realizadas por oito mentoras dos setores das artes cênicas, artes da palavra, música e dança. O time formado pelas renomadas artistas Lucci (Donna Summer), Tatiana Nascimento (Palavra Preta), Gabriela Pomp (Let ‘s Gig), Marta Carvalho (Iyabá Agência), Leila Souza Teixeira, Bia Nogueira, Tulani Nascimento e Jô Gomes irá escolher duas inscritas para mentorar a carreira de graça por 20 minutos. As inscrições para concorrer poderão ser feitas até o dia 1ºde dezembro pelo site: www.reverberaa.com.

Outro destaque desta edição serão os Painéis. Os Painéis são encontros virtuais que visam a  troca de ideia sobre temas contemporâneos que cercam as artes performáticas. No total, serão três Painéis: Conectando fios na era do Wirelles, no qual será mostrado como novas associações, grupos, instituições surgiram e se fortaleceram nos últimos quase dois anos e como elas podem favorecer; Algoritmo não é crítico de arte –  Este sobre a Criação de Conteúdo Versus Arte em tempos de hiperconexão – “Como nossa relevância se tornou refém dos nossos números? Os creators dominam o mercado? Artistas têm que virar influenciadores para ter espaço no mercado?”. Ainda, Inovadoras no Mundo da Hiperconexão, aonde será mostrado novas tecnologias, plataformas e formatos da economia criativa que surgiram em meio à pandemia. Sempre no dia 11 de dezembro. Painel 1, às 11h, Painel 2, às 14h e Painel 3, às 15h30 pelo zoom (marcar no site www.reverberaa.com)

Haverá ainda os pocktes shows que trará cinco encontros de artistas nos dias 11 de dezembro, às 17h, e 12 dezembro, às 18h. Participarão deste evento as artistas Nanã Yung, Marlene Souza Lima, Gaivota, Haynna e Moara, esta a idealizadora da Reverbera.

Para promover ainda mais a inclusão, o evento também irá oferecer oficinais gratuitas com Jô Gomes, Carol Autran, Tatiana Nascimento. Inscrições até dia 2 de dezembro no site: www.reverberaa.com.

A terceira edição do Reverbera – (Re) Conectando Imaginários conta com o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

Reverberando –

Em 2018, a produtora, cantora e compositora Moara Ribeiro se uniu com as também produtoras e artistas Eli Moura e Dani Diniz para criar uma plataforma que unisse e aproximasse as mulheres das artes. O resultado: Elas fundaram a  plataforma Reverbera – Mulheres nas Artes que, em 2019, teve sua primeira edição em uma pré-estreia realizada dentro de um encontro/conferência. O encontro que reverberou contou com a presença de mais de 40 produtoras, festivaleiras e idealizadoras de produtos culturais de todas as regiões do Brasil. 

Em 2020, o projeto teve a sua segunda ação desenhada para ser entregue ao público em formato on-line para garantir a segurança de todes em meio à pandemia. Agora, em sua 3ª e maior edição o Reverbera pretende chegar ainda mais nas casas de Brasília e do Brasil com uma extensa programação.

“De certa forma, considero esta edição como a primeira pelo alcance. Embora, nós sempre vamos prezar pela proximidade. Este é um evento de mulheres para mulheres. De respeito a todes, de valorização cultural e também político”, destaca a idealizadora Moara.

Serviço: Terceira edição da Reverbera – (Re) Conexão de Imaginários ocupa internet com shows, oficinas e mentorias de graça

Data: De 6 a 12 de dezembro de 2021

Local e informações: Instagram: @reverberaa.

Gratuito

Livre para todos os públicos

Fonte: Assessoria de Imprensa | Por Clara Camarano

Foto: Thaís Mallon

Deixe seu comentário