Terceira Via: Cristovam já tem seus preferidos para chapa majoritária

 

Candidato à reeleição, senador pede que Wanderley Tavares aceite ser vice de Izalci no Buriti. E quer Rosso como companheiro no Senado

Principal negociador das composições que formaram a aliança batizada de terceira via, o senador Cristovam Buarque (PPS) disse, nesta sexta-feira (29/6), que o grupo não tem data para definir seu formato, mas declarou já ter suas preferências para as vagas majoritárias. Candidato à reeleição, o popular-socialista sonha com uma chapa integrada por Izalci Lucas (PSDB) como candidato a governador do Distrito Federal, Wanderley Tavares (PRB) na posição de vice e o deputado federal Rogério Rosso (PSD) disputando a segunda vaga ao Senado Federal.

Com a declaração, Cristovam descarta qualquer chance de fechar com o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), com quem também conversou tanto para uma ida do distrital para sua chapa quanto em um ensaio de aliança com o ex-secretário de Saúde e pré-candidato ao Palácio do Buriti Jofran Frejat (PR).

“Sempre ficamos abertos ao Joe, mas acho que ele prefere sair na chapa do Jofran. Acredito que eles terão dificuldades de fechar essa aliança por causa do partido e porque o Ciro [Gomes, pré-candidato à presidência da República pelo PDT] fechou com o PSB nacional”, listou Cristovam Buarque. “Então, é possível que ele [Joe Valle] tenha que apoiar o Rodrigo [Rollemberg, governador candidato à reeleição]”, afirmou.

Apesar das conversas, o parlamentar disse que o grupo não marcará novas datas para tomar decisões sobre a composição da chapa majoritária: nessa quinta (28), a aliança já decidiu pelo nome de Izalci como cabeça de chapa e de Cristovam Buarque para um das duas vagas ao Senado. No momento, de acordo com o senador, as negociações estão voltadas para as coligações proporcionais, também sem avanços até aqui.

Escolhido se esquiva
Enquanto o Cristovam corteja para o posto de postulante a vice-governador o presidente regional do PRB, Wanderlei Tavares, o próprio “escolhido” estuda outro nome para a vaga. Em reunião na noite desta sexta-feira, o peerrebista afirmou procurar alguém com maior densidade política para ocupar o espaço pela terceira via.

“Ainda precisamos conversar mais. A decisão sobre nossa indicação pode sair nas próximas horas ou dias. O nome para ser vice do Izalci não deverá ser o meu, mas de uma pessoa de maior densidade”, contrariou Tavares.

 

Fonte: Metrópoles

Foto: Reprodução

 

Deixe seu comentário